Cada cor tem seu benefício: veja o poder dos grupos de alimentos em seu corpo
Sabe quando somos crianças e os médicos pedem para deixarmos nosso prato bem colorido? Há um motivo por trás deste conselho; descubra
3 nov
2025
- 16h41
(atualizado às 16h44)
Exibir comentários
Sabe quando somos crianças e os médicos pedem para deixarmos nosso prato bem colorido? Há um motivo por trás deste conselho. Isso porque cada cor dos alimentos corresponde a uma série de benefícios. Descubra:
A cor dos alimentos e seus benefícios
- Alimentos verdes: Ricos em clorofila, magnésio e fibra, os verdes ajudam o fígado a eliminar toxinas, promovem uma digestão mais eficiente e reduzem inflamações. Além disso, estimulam a função hepática, combatem os radicais livres e alcalinizam o organismo. Para se beneficiar, ingira couve, pepino, maçã verde, aipo, kiwi e salsa.
- Alimentos amarelos: Esses são fontes naturais de vitamina C, carotenoides e antioxidantes. Entre seus pontos positivos, estão a estimulação do funcionamento dos rins, disposição, equilíbrio dos hormônios, regulação hormonal, favorecimento da função renal, estimulação da produção da energia celular e fortalecimento do sistema imunológico. Para aproveitá-los, coma banana, abacaxi, manga, limão, mamão e pera amarela.
- Alimentos vermelhos: Tomate, morango, melancia, framboesa, beterraba e cereja, por exemplo, contêm licopeno, antocianinas e outros antioxidantes. Por isso, fortalecem o coração, melhoram a circulação sanguínea, reduzem o colesterol, protegem contra doenças cardíacas, combatem o envelhecimento precoce e aumentam os níveis de energia.
- Alimentos roxos: Por fim, com ação neuroprotetora, estimulação da memória e concentração, os alimentos roxos também previnem o declínio cognitivo, reduzem o estresse oxidativo e ajudam na regeneração celular. Para adquirir esses benefícios, consuma uva, ameixa, mirtilo, couve roxa, amora e batata-doce roxa.