Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiros descobrem que manjericão e orégano podem evitar danos nas artérias

Cientistas descobriram que os temperos ajudam a reduzir o surgimento de processos inflamatórios que prejudicam as artérias

6 mar 2025 - 15h10
(atualizado às 15h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Não bastam dar um gostinho a mais para a comida. Agora, os cientistas brasileiros descobriram que o manjericão e orégano ajudam a reduzir o surgimento de processos inflamatórios que prejudicam as artérias. Veja os detalhes:

Cientistas descobriram que o manjericão e orégano ajudam a reduzir o surgimento de processos inflamatórios que prejudicam as artérias
Cientistas descobriram que o manjericão e orégano ajudam a reduzir o surgimento de processos inflamatórios que prejudicam as artérias
Foto: Pixabay/nemoelguedes / Bons Fluidos

Manjericão e orégano: a ação no preparo dos alimentos

Primeiramente, o estudo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) apontou que descobriu-se o resultado durante o preparo de um omelete no laboratório. Ademais, os pesquisadores fizeram o teste em uma frigideira antiaderente, sem óleo, e também na fritadeira elétrica - onde o manjericão demonstrou ter mais efeitos positivos.

Dessa forma, descobriram que, quando aqueciam os ovos, o calor liberava processos oxidativos que alteravam a composição das gorduras, o que formou os produtos de oxidação do colesterol (COPs). Se um ser humano ingere esses em grande quantidade, pode acabar tendo inflamações e, consequentemente, aumento do risco cardiovascular. E a presença dos temperos citados neutraliza os radicais livres e combate a oxidação.

Manjericão, açafrão, coentro e louro podem curar dores

Você sabia que alguns ingredientes que servem para temperar a comida podem ir além da culinária? A professora de nutrição da Anhembi MorumbiDriele Cavalcanti, listou três temperos com potencial terapêutico que podem te ajudar com dores, estresse e na digestão. Conheça:

Manjericão: Primeiramente, quando pensamos em temperos culinários, não associamos que, além de agregar sabor às preparações, estes ingredientes podem ter um potencial terapêutico em nossa saúde, e um deles é o manjericão. "Também conhecido pelo seu nome científico, Ocimum basilicum L., ele possui efeito antioxidante, anti-inflamatório e digestivo. Por essa razão, pode ser utilizado como complemento ao tratamento de dores de cabeçamá digestão e flatulência", explica.

Açafrão: O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é bem conhecido por sua coloração alaranjada e sabor forte. Porém, suas características positivas vão além disso. "O açafrão possui compostos fenólicos chamados curcuminóides, que são responsáveis por proteger o organismo de danos ocasionados pelo estresse oxidativo", afirma.  e leia a matéria completa.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade