0

Práticos, hidratantes de banho protegem a pele no inverno

11 ago 2014
13h01
  • separator
  • comentários

Devido às baixas temperaturas da estação mais fria do ano, manter a pele do corpo devidamente hidratada e protegida é um dos grandes desafios das mulheres, sobretudo por conta da preguiça característica da estação. Por isso, nesta hora, vale a pena investir no uso dos famosos hidratantes de banho, que são desenvolvidos especialmente para quem não tem tempo, paciência e até mesmo disposição para usar cremes todos os dias.

Os hidratantes de banho ajudam quem não tem tempo, paciência e até mesmo disposição para cuidar da pele com as versões tradicionais
Os hidratantes de banho ajudam quem não tem tempo, paciência e até mesmo disposição para cuidar da pele com as versões tradicionais
Foto: Lana K / Shutterstock

Responsável por formar uma película protetora na pele, esse tipo de produto também ajuda a manter a elasticidade e maciez da área tratada de forma bem mais prática do que as versões tradicionais. “Eles são altamente eficazes no que diz respeito à prevenção do ressecamento típico do inverno, já que dificultam a perda da oleosidade natural da pele”, explica a dermatologista Paula Periquito Cosenza, do Rio de Janeiro.

Sais de banho deixam a pele macia e relaxada; aprenda a fazer

Diferentemente do que se imagina, os chamados hidratantes in shower, embora benéficos, não substituem os cremes comuns, que podem contar com ingredientes capazes de recuperar, inclusive, peles mais danificadas, como é o caso da ureia.

Vale lembrar, também, que os hidratantes de banho não são indicados para resolver situações onde ocorram alterações de pele - manchas, alergias ou qualquer outro tipo de problema. Por essa razão, devem ser usados apenas em peles saudáveis e evitados em dermes ressecadas ou que apresentem dermatites.

Principais ativos
Geralmente formulados com óleo de amêndoas, os cosméticos desse tipo são ricos em ácido oleico e proteínas que possuem ação nutritiva, emoliente e hidratante. Além disso, costumam contar com o ativo D-pantenol (também chamado de provitamina B5), que tem ação anti-inflamatória, ajuda na cicatrização de feridas e mantém a maciez e elasticidade da pele por muito mais tempo.

Os produtos hidratantes também são elaborados com vitamina E, um poderoso antioxidante, aloe vera e babosa, que possuem ação nutritiva, antisséptica e adstringente, e polifenóis de uva, conhecidos pela sua ação antioxidante, nutritiva, emoliente e protetora.

Como usar?
Práticos, os hidratantes in shower devem ser usados ao final do banho, com a pele ainda úmida. “Isso porque o contato com a água morna faz com que os poros fiquem mais dilatados e a pele molhada absorva melhor e mais rapidamente os ativos”, explica a especialista.

Por conta disso, o ideal é aplicá-los com massagens suaves na área desejada (exceto no rosto, pois podem induzir o surgimento de espinhas) e, em seguida, enxaguados, sem esfregar a cútis. Dessa forma, eles não causarão dermatites e alergias e nem deixarão aquela indesejável sensação de pele “melecada”.

Fonte: Agência Hélice

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade