PUBLICIDADE

Erros de cuidado com a pele podem até prejudicar a maquiagem

16 mai 2014 08h01
ver comentários
Publicidade
No ritual de beleza do dia a dia, as mulheres ainda comentem deslizes na hora de preparar a pele para receber a maquiagem
No ritual de beleza do dia a dia, as mulheres ainda comentem deslizes na hora de preparar a pele para receber a maquiagem
Foto: Shutterstock

Não há dúvidas de que a maquiagem deixa as mulheres mais bonitas. Apesar disso, se aplicada de forma incorreta, ela pode prejudicar a saúde da pele e ainda alterar o resultado final da produção. Bastante comuns no universo feminino, os erros acontecem, basicamente, na hora de preparar o rosto para receber os produtos secundários, como blush, sombra e batom.

Os maquiadores Fernando Lambert, do Dame De Lis Salon, e Márcio Oliveira, da Klass Vough, de São Paulo, listaram os cinco deslizes mais cometidos pela maioria das mulheres no momento do make-up e deram dicas de como evitá-los. Confira.

Não limpar a pele com produtos adequados
Todo mundo sabe que tirar a maquiagem antes de dormir é imprescindível. Porém, a importância de limpar a pele antes da produção não é tão conhecida quanto deveria. Segundo Fernando Lambert, colocar produtos em cima da pele suja pode favorecer o envelhecimento precoce. “Além disso, tende a prejudicar a duração da maquiagem, devido à falta de uniformidade, e causar desidratação”, completa.

Não hidratar a pele
Manter a hidratação da cútis traz benefícios para a sua saúde e também para a finalização da make. “Usar os produtos antes do creme hidratante não é legal, pois a pele irá absorver a hidratação que virá da maquiagem. Se a base, por exemplo, não for hidratante, será um problema. Isso sem falar dos produtos em pó”, explica Márcio Oliveira.

Esquecer-se do protetor solar
Muitas mulheres acreditam que a maquiagem substitui o filtro solar, mas isso não é verdade. Se ela não tiver fator de proteção solar, é preciso aplicar um filtro depois de limpar e hidratar a pele. “A falta de proteção adequada contra os raios solares acelera o processo de envelhecimento cutâneo”, alerta Márcio. Uma alternativa mais prática é o uso de uma base que contenha filtro solar.

Não usar primer 
Também chamado de pré-base, a função do primer é deixar a pele pronta para a maquiagem. Ele hidrata e fecha os poros, tornando a região mais lisa e sem oleosidade. Isso é possível porque o produto cria uma espécie de filme protetor entre a cútis e a maquiagem, o que também garante mais durabilidade à produção e menos retoques ao longo do dia.

Escolher a base errada  
Segundo os maquiadores, a base e o corretivo devem ser exatamente da mesma cor da pele. Para fazer a seleção certa, é preciso realizar o teste na face. “Escolher a base usando o punho ou pescoço não dá certo, pois essas partes do corpo não são da mesma tonalidade do rosto”, ressalta Lambert. Além disso, vale a pena escolher a tonalidade levando em consideração se a cútis é seca ou oleosa.  

Fonte: Agência Hélice
Publicidade
Publicidade