0

Conheça os apps de celular que te ajudam a cuidar da pele

30 jun 2014
13h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Cada vez mais presentes na nossa rotina, os celulares estão contando com diversos recursos que ajudam não só no bom desempenho da comunicação com as outras pessoas - sua principal função - mas também para manter até mesmo a saúde da nossa pele em dia. É o caso do aplicativo DermoScreen. Ainda em fase de testes, ele se mostrou capaz de diagnosticar um possível câncer de pele usando apenas a fotografia de alguma mancha suspeita. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, o app detectou a doença com 85% de precisão. 

Aplicativos de smartphones contribuem para manter a saúde da pele, podendo identificar até mesmo câncer de pele com 85% de precisão
Aplicativos de smartphones contribuem para manter a saúde da pele, podendo identificar até mesmo câncer de pele com 85% de precisão
Foto: Shutterstock

Outra novidade que tem a função de prevenir o problema é o FotoSkin. Disponível para dispositivos Android e iOS, ele também ajuda a manter um histórico da pele de cada usuário para diagnosticar possíveis casos da doença. Baseada em conhecimentos médicos de uma clínica dermatológica em Madrid, a tecnologia funciona apenas em espanhol e conta com três seções principais: Mi piel (Minha pele), que agrega testes sobre o tipo de pele do usuário; Mi control (Meu controle), que controla as mudanças de pele por meio de imagens do corpo do usuário feitas e salvas no app; e Mi entorno (Meu entorno), que via geolocalização, mostra o clima local para apresentar a incidência do sol na região, alertando, por exemplo, para o uso do protetor solar. O app ainda traz conselhos, fotos e dicas sobre como afastar o perigo causado pela radiação ultravioleta na cútis.

Com funções relativamente mais simples do que detectar um possível câncer, outros apps já estão disponíveis para download e prometem ajudar a manter a pele perfeita. Um bom exemplo é o Sleep Cyde, uma espécie de garantia para o sono da beleza. Trata-se de um despertador que sabe a hora exata de acordar a pessoa conforme seus movimentos durante o sono, considerado um fator que também influencia a aparência. O aplicativo funciona da seguinte maneira: o usuário programa a hora que deve acordar, como um despertador comum. Quando o sono estiver em seu estágio mais leve, ele toca. Isso impede que a pessoa seja acordada durante um sonho, por exemplo, o que pode fazer com que o indivíduo acorde cansado. Para que o Sleep Cyde funcione de maneira correta, no entanto, o celular deve ficar na cama ou embaixo do travesseiro. O app está disponível apenas para IOS no valor de US$ 1.

Outro aplicativo que contribui para uma pele saudável é o Ultraviolet UV Index, disponível gratuitamente apenas para IOS. Ele mede o índice de radiação UV de qualquer lugar do mundo e indica qual a melhor maneira de proteger a pele, como por exemplo, usando um filtro solar de determinado fator ou então roupas com proteção UV. Ele também pode prever o índice ultravioleta do dia seguinte. 

Já o MySkin - Skincare Advice, é uma rede social onde os participantes compartilham informações sobre produtos e tratamentos voltados para a saúde da pele, baseando-se no tipo de cútis e estilo de vida. Através dessas informações, são recomendados produtos para manter a derme jovem e bonita, que são apresentados com os dados do fabricante e os comentários das pessoas que já os usaram. O aplicativo está disponível gratuitamente para o sistema IOS.

Vale lembrar que os recursos dos apps não substituem a opinião de um especialista. Por isso, o ideal é sempre conversar com seu médico para prevenir doenças de pele e tratar eventuais problemas logo no surgimento dos primeiros sintomas.

Fonte: Agência Hélice
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade