PUBLICIDADE

Glicação é um processo de envelhecimento combatido com dieta e suplementos

4 mai 2009 - 16h56
Compartilhar

Palavra difícil que a gente não faz a mais vaga idéia do que seja. Mas a glicação pode fazer parte da sua vida muito mais do que imagina. Tudo depende da maneira como você vive. É que ao lado dos radicais livres, do estresse e dos raios ultravioleta, esse processo de nome complicado é responsável por um importante fator de envelhecimento, os AGEs (envelhecer, em inglês).

» vc repórter: mande fotos
e notícias

Esse processo de nome complicado é responsável por um importante fator de envelhecimento, os AGEs
Esse processo de nome complicado é responsável por um importante fator de envelhecimento, os AGEs
Foto: Getty Images

» Chat: tecle sobre o assunto

A dermatologista Marcella Delcourt, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, explica que a glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso (por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose) adere a uma molécula de proteína, como o colágeno e a elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.

A partir desse processo são formados os AGEs, caracterizados por um complexo de açúcar e proteína rígido que altera as estruturas dessas proteínas e impedem o desempenho eficiente de seus papéis mais importantes no organismo. Na pele, o resultado é o aparecimento de rugas.

O assunto é abordado até em um livro, intitulado Rosto Jovem, Mente Jovem (Editora Campos), do dermatologista americano Nicholas Perricone, que vai além: "Os AGEs estão envolvidos em uma série de problemas relacionados ao envelhecimento, da catarata ao câncer", diz. De modo geral, eles podem ser combatidos em uma fórmula tríplice: dieta, suplementos e produtos tópicos.

Segundo Perricone, esse programa ajudaria a eliminar rugas e firmar a pele flácida, reverter a perda da memória associada ao envelhecimento, curar doenças cardiovasculares e prevenir sintomas do diabetes, entre outros problemas.

Pele
Nos laboratórios farmacêuticos está acontecendo uma "caça ao tesouro" para descobrir "limpadores" de AGEs e produtos que impeçam sua formação. No mercado já figuram produtos à base de carnosina, ácido alfalipóico, extrato de mirtilo e laranja associado ao proxylane, peptídeos associados à vitamina E, silício, FN3RK (enzima capaz de reverter as fibras de colágeno alteradas), ativo vegetal derivado de uma árvore indonésia e até uma fruta vietnamita.

Alimentação
Para combater e evitar os AGEs, Marcella Delcourt recomenda exercitar bons hábitos alimentares, o que melhora não apenas o aspecto da pele, mas o funcionamento do organismo. Confira algumas dicas:

- Toda refeição deve ser iniciada com uma proteína.

- Para preparar um peixe ou frango à milanesa, use nozes, sementes moídas ou farelo de aveia para a crosta.

- Coma três maçãs por dia, pois a fruta é rica em antioxidantes flavonóides (o mesmo tipo encontrado no chocolate amargo e no vinho).

- Peixes de água gelada (salmão, sardinha, truta, anchova e arenque) são ótimas fontes de ômega-3, além dos ovos enriquecidos com essa gordura, que está associada ao fortalecimento do sistema imunológico e à pele saudável, entre outros benefícios.

- Inclua fibras na dieta: feijões, ervilhas e lentilhas. São estabilizadores do açúcar por horas e ajudam a queimar gorduras. Consuma-os de preferência no almoço e no jantar.

- Use temperos frescos. Açafrão e canela são boas opções.

- Beba de seis a oito copos de água pura por dia.

- Evite café.

- Dê preferência a alimentos orgânicos.

- Evite comidas industrializadas, como salgadinhos, bolachas, refrigerantes e alimentos com corante ou caramelo na composição.

- Tome chá-verde ou peça ao seu médico suplementos à base desse elemento associado a probióticos, antioxidantes e substâncias anti-AGEs.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade