PUBLICIDADE

Confira 7 dicas para acabar com o inchaço abdominal

Conheça as principais causas do inchaço abdominal e saiba sete dicas para eliminar o problema de forma saudável.

12 nov 2015 - 15h45
Compartilhar
Exibir comentários

A sensação de inchaço abdominal é bastante desagradável, especialmente pelo estufamento e aperto na região do abdômen. Além disso, a barriguinha que insiste em marcar aquela roupa que você adora também contribui para a insatisfação com o corpo.

O que muita gente não sabe é que esse inchaço abdominal não é, necessariamente, consequência do peso, mas, sim, de alguns maus hábitos no dia a dia. Confira causas da condição e saiba como eliminar o problema de forma saudável.

Uma alimentação saudável contribui para eliminar o problema.
Uma alimentação saudável contribui para eliminar o problema.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

As causas do inchaço abdominal

1. O inchaço abdominal pode ser resultado da ingestão excessiva de sódio. Alimentos muito salgados ou industrializados são algumas das fontes do mineral, que contribui para a elevação dos gases. Isso ocorre pois o intestino tem mais trabalho para digerir esse grupo de alimentos, precisando fermentá-los mais para absorvê-los. Ou seja: evite essas comidinhas.

2. A mastigação também desempenha um papel bastante importante na hora de garantir o corpo perfeito. Ao comer devagar, o cérebro consegue registrar a ação, possibilitando que a sensação de saciedade ocorra de acordo com a ingestão. Além disso, o hábito colabora para um melhor trato intestinal.

3. Comer em pequenas porções ao longo do dia é outro bom costume que deve ser desenvolvido. Elas serão mais facilmente digeridas, impedindo que o aparelho digestivo fique sobrecarregado e, consequentemente, inchado.

4. Outra dica importante é diminuir o consumo de alimentos ricos em , pois também são difíceis de serem digeridos. Além disso, a alta taxa calórica colabora com o sobrepeso.

5. Para combater o inchaço abdominal, o consumo regular de alimentos ricos em água é essencial. Isso porque eles contribuem para impedir e , grande protagonista na sensação de estufamento.

6. Já as fibras colaboram para o bom funcionamento do intestino, diminuindo o inchaço e a sensação de aperto. Arroz, pães integrais, carnes magras e frutas são algumas das fontes benéficas.

Alimentação saudável sempre

7. Para garantir um corpo em forma e o bom funcionamento do organismo, é muito simples: mantenha um estilo de vida saudável. Alimentação equilibrada, com presença de todos os nutrientes, e muita água são fundamentais para deixar a em dia.

Além disso, a prática regular de colabora diretamente contra o problema. Além de definir os músculos da barriga, eliminando a gordura localizada, os movimentos dos exercícios colaboram na redução da prisão de ventre, combatem a retenção de líquidos e melhoram o funcionamento do aparelho digestivo.

Se mesmo com a mudança de hábitos o problema persistir, é interessante visitar um médico para saber se há algum distúrbio ocorrendo na digestão dos alimentos. Uma ida ao nutricionista também é válida, pois o profissional poderá orientá-lo sobre a alimentação ideal para a sua rotina e seu tipo físico.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade