PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Perfume faz mulheres parecerem mais bonitas, diz pesquisa

A percepção da beleza facial e da idade das mulheres é alterada de acordo com o cheiro que elas têm

2 jun 2014 - 20h29
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

A velha piadinha "vou ali passar perfume para tirar esta foto" pode não estar totalmente errada, já que usar um bom perfume não deixa a mulher apenas cheirosa, mas também com o rosto mais bonito, além de mais atraente aos olhos das outras pessoas, segundo apontou um recente estudo do Monell Chemical Senses Center. Isso porque foi descoberto que a percepção da beleza facial está mais relacionada às emoções do que a questões racionais. As informações são do site inglês Daily Mail.

"A agradabilidade do cheiro e a atração facial são valores emocionais que andam juntos. Isso pode indicar que passam por um processo comum no cérebro", explica Janina Seubert, neurocientista responsável pela pesquisa.

No entanto, uma bela borrifada de perfume pode não ajudar a todo mundo. Um aroma agradável faz com que pessoas jovens aparentem ter ainda menos idade, mas o efeito é exatamente o contrário com mulheres mais maduras, que ficam parecendo mais velhas caso exagerem a mão na aplicação do cosmético. Os pesquisadores explicam que isso acontece porque o cheiro altera os mecanismos cognitivos e racionais que as pessoas enxergam umas as outras fisicamente, o que dificulta "adivinhar" a idade de alguém. 

O estudo perguntou para 18 mulheres jovens o grau de beleza e possível idade de oito mulheres de faixas etárias diferentes. Enquanto elas analisavam as fotos, odores eram lançados no ar, como o desagradável cheiro de óleo de peixe e o cheiroso óleo de rosas. Assim, as mulheres observadas quando havia cheiro de rosas foram classificadas como mais bonitas e mais jovens do que realmente eram, o que confirmou a tese de que o olfato e a visão podem mandar pistas distintas para o cérebro quando se trata da beleza de um rosto.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade