PUBLICIDADE

Olheiras podem ser amenizadas e até revertidas; saiba como

Descobrir a origem de uma olheira é essencial para que seja possível chegar ao tratamento ideal da condição; veja os principais métodos

22 fev 2024 - 11h52
Compartilhar
Exibir comentários

Tem dia em que as olheiras parecem maiores do que o normal. E isso acontece mesmo. Às vezes é o famoso cansaço. E nada como uma noite bem dormida para reduzir os bolsões sob os olhos. Mas, e quando as olheiras não querem sair de lá? 

O dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Lucas Miranda, explica que a origem das olheiras poder ser "multifatorial, envolvendo diversos fatores como genéticos, étnicos e o avanço da idade, que contribuem para a pele ficar mais fina nessa região. Além disso, o tabagismo, cansaço, excesso de bebidas alcoólicas e alterações hormonais como as que ocorrem durante o período menstrual podem agravá-las".  

Especialista explica métodos para combater as olheiras
Especialista explica métodos para combater as olheiras
Foto: Prostock-Studio

Descobrir a origem de uma olheira é essencial para que seja possível chegar ao tratamento ideal da condição. E existem diversas maneiras para reverter ou amenizar as olheiras. "É fundamental entender qual é a causa e o tipo para, então, indicar os cremes clareadores, lasers, peelings, luz pulsada ou preenchimentos", explica o dermatologista. 

Alguns dos principais tratamentos para reduzir os efeitos das olheiras, segundo Miranda, são:  

Luz intensa pulsada 

É um método comumente usado para tratar de olheiras vasculares, que leva ao escurecimento das pálpebras. A condição é comum em mulheres, pode ser hereditária e ocorre quando o sangue não circula como deveria. O tratamento de "luz intensa pulsada" consiste no direcionamento de feixes de luz em um alvo específico da pele, para eliminar excessos de elementos que contribuem para olheiras vasculares.  

Despigmentantes tópicos

Clareadores e despigmentantes tópicos podem ser usados para reduzir os efeitos das olheiras. Há cremes que também possuem ação anti-inflamatória e ajudam a acabar com os bolsões debaixo dos olhos. Existem ainda produtos que possuem diferentes ácidos em sua composição, para despigmentar, hidratar e proteger o local da olheira. 

Preenchimento com ácido hialurônico 

O tratamento de olheiras com ácido hialurônico é bastante usado em olheiras com sulcos profundos. O ácido hialurônico é uma molécula produzida pelo corpo humano, principalmente em jovens, que ajuda no preenchimento do tecido e serve para ocupar o espaço entre as células. Com o tempo, o corpo humano vai deixando de produzir o ácido. O tratamento de olheiras consiste na aplicação da substância, por meio de pequenas agulhas, para corrigir o espaço dos sulcos debaixo dos olhos.  

Os perfumes favoritos de Yasmin Brunet; quais ela levou pro BBB? Os perfumes favoritos de Yasmin Brunet; quais ela levou pro BBB?

Existe uma gama de maneiras para reduzir as olheiras, mas é imperativo consultar um dermatologista, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, uma vez que existem procedimentos variados para diagnósticos específicos. "A escolha do tratamento depende do seu tipo, que pode ser estrutural, pigmentar, vascular ou mista", reforça o médico.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade