Enquanto mulheres precisam ter pernas finas, quadris estreitos e pouco seio, o mercado da moda masculina exige músculos "rasgados". "Se o corpo não está legal, não consegue entrar no mercado da moda. O abdômen precisa estar rasgado", contou o modelo Augusto Sarro, 21 anos. Além da agenda de desfiles e ensaios fotográficos, Sarro pratica jiu-jitsu e muay-thai, intercalando com corrida. Quanto a alimentação, ele não se priva de nada, nem da cervejinha do fim de semana.
O top Mateus Martins, 22 anos, bem sabe o quanto é importante ser definido. "Sou modelo há cerca de oito meses, tive que trabalhar no meu corpo, não era definido", contou. Outra coisa que aprendeu foi a ser pontual. "Treino musculação e corro. Alimentação é 70%, deixo besteiras de lado e como a cada três horas. Meu cardápio é arroz integral, frango e salada à vontade", detalhou.
O "tanquinho" definido é requisito de eliminação já nos testes, de acordo com Bruno Amorim, 25 anos. "Abdômen definido chama mais atenção. No casting, sempre pedem para gente ficar sem camisa", justificou. Ele faz musculação todos os dias, até aos finais de semana, por 1h30. "Faço treino para secar e definir", especificou.
Outra exigência é ter, no mínimo, 1,84m de altura, afirmou Max Nascimento, 26 anos. "Para desfilar tem que ser magro, bem definido e ter a pele bem cuidada". "Faço de tudo, sou triatleta, dou aula de futebol para crianças, não bebo, não fumo, não tenho vícios, durmo cedo, uso cremes para evitar manchas ou qualquer tipo de problema de pele e, claro, protetor solar sempre", enumerou sobre seus cuidados para ter sucesso no mundo fashion.
Mas não basta só um abdômen rasgado, alertou Ayrton Moura, 24 anos. "O peitoral e os braços também precisam ser definidos", disse ele. "Malho duas vezes por dia, cada vez por 45 minutos. Corro, faço bike e musculação, claro", contou. A dieta do modelo é controlada: "como frango, salada, proteínas e bebo só uma vez por semana, sem exageros".
SPFW Inverno 2013
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de inverno 2013 do São Paulo Fashion Week, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 29 e 31, os desfiles serão transmitidos direto do Parque Villa-Lobos na capital paulista, pela parceria entre o Terra e FFW, em um total de cerca de 3 horas durante o evento. Além das transmissões ao vivo, o Terra terá reportagens especiais em vídeo com Isabel Wilker e os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e das jornalistas de moda Iesa Rodrigues, Rosângela Espinossi e Tatiana Sisti.
O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 19 desfiles em uma edição extra, a terceira de 2012, responsável por finalizar a transição para o novo calendário da moda brasileira. A partir de 2013, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno em outubro. Pulam esta edição as grifes Amapô, André Lima, Iódice, Juliana Jabour, Jefferson Kulig, Cavalera e Animale. Retorna ao evento Maria Garcia, segunda marca da estilista Clô Orozco, da Huis Clos, grife que não se apresenta desta vez.
Daiane Conterato, que ao todo se apresentou em oito desfiles nesta edição do São Paulo Fashion Week, foi a estrela do desfile de R.Rosner, que aconteceu nesta quarta-feira (31). A modelo abriu a apresentação usando uma calça totalmente rebordada e que pesa nada mais nada menos do que dez quilos
Foto: Bruno Santos / Terra
"A calça pesa dez quilos mesmo e também monta o figurino de Paola Ludtke, na versão dourada. São cigarretes cobertas e recobertas de cristais", disse Rodrigo Rosner (foto) ao Terra
Foto: Fernando Borges / Terra
"Eu gosto muito de pulseiras, então a idéia principal para essa calça foi juntar muitas pulseiras em um lugar só", detalhou o estilista
Foto: Fernando Borges / Terra
Calça, segundo estilista, usa ideia de muitas pulseiras juntas e, por isso, pesa tanto (10 kg)
Foto: Fernando Borges / Terra
Calças totalmente rebordadas foram destaque no desfile de R.Rosner no SPFW, nesta quarta-feira
Foto: Fernando Borges / Terra
Como prova que vida de modelo não é só glamour, durante o SPFW, o Terra conversou com algumas modelos e perguntou qual foi o look ou peça mais exótica que elas já usaram na carreira. Confira:
Foto: Fernando Borges / Terra
O peso sempre acaba sendo um dos maiores problemas. "No inverno passado da Triton eu desfilei com uma roupa toda bordada de formiguinhas, que pesava uns 30kg. Dava a impressão que ia cair tudo", brincou Angélica Herthal, 19 anos.
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Carola, 20 anos, confessou que o óculos usado no desfile do Fause Haten nesta edição do SPFW foi o "mais estranho". "Não dava para ver nada, só por baixo. Mesmo assim foi muito interessante e ele se preocupou em perguntar para a gente se dava para desfilar", disse. "Ele arriscou."
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
A modelo Clarisse Vitkauskas, 16 anos, contou que uma vez, em um desfile da semana de moda do Japão, usou um colete totalmente feito de correntes prateadas que pesava 5kg. "Ele me deixou algumas marcas no corpo porque usei com um top", detalhou.
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Daiane Sodré desfilou na apresentação de Oscar de la Renta usando um arranjo de cabeça exótico. "Ele era como se fosse uma concha dourada e alta e era um pouco apertado", detalhou.
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Mudar o visual é preciso, segundo a modelo Fabiana Mayer, 23 anos. "Uma vez, para o desfile do Lino, usei uma lente de contato bege. Eu via tudo embaçado. Foi bem estranho", contou.
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
A modelo Geisa Rodrigues, 19 anos, compartilhou a opinião de uma colega e colocou o óculos desfilado no Fause como peça mais exótica. "Eu não esperava. Ele tinha uma lente toda bordada, então não tinha lente", brincou. "Mas foi tranquilo, pensei que ia ser pior."
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Alguns modelos de vestido são vilões. Para Gracie Winck, 25 anos, os pesados são "perigosos". "Uma vez, no desfile do Lino Villaventura, usei um tomara-que-caia muito pesado, cheio de pedras e uma cauda grande. Ele acabou entrando na minha sandália e eu desfilei puxando ele", disse.
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Katia Selinger, 20 anos, contou que na última edição da semana de moda internacional desfilou para a Dior com um sapato "complicado". "Ele era muito alto e não tinha plataforma na frente. A gente andava com o joelho dobrado, sabe?", explicou.
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
As modelos costumam calçar números maiores, mas não é o caso de Martha Penz, 20 anos. "Os sapatos, para mim, sempre são o problema. Eu calço 37 e todos os sapatos são maiores. Todos saem do pé. Então não ligo para roupa pesada ou qualquer outra coisa, só para os sapatos", detalhou.
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
O mais exótico para Júlia Gubert, 17 anos, também é o sapato. "Uso 36, as vezes 35. Ter um par 37 é um milagre, então sempre tenho que andar na ponta dos pés, para ele não sair, ou carregar uma palmilha", falou.
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Usar transparência é natural para as modelos na passarela. Mas Paola Ludkte, 20 anos, não se sentiu bem com um modelo. "Eu fechei um desfile do Fause na edição retrasada que não podia usar calcinha, era só bordado e só eles cobriam meu corpo. Eu estava bem nervosa e ainda tive que usar uma capa vermelha", declarou.