Louboutin ganha processo que protege famoso solado vermelho
Christian Louboutin ganhou, na corte de apelação federal da cidade de Nova York, o direito de manter o solado vermelho como marca registrada em suas criações. A característica faz com que um sapato do designer francês seja imediatamente reconhecido e famosas de todo o mundo desfilam seus modelos, como símbolo de status.
Mesmo assim, Louboutin teve de brigar na justiça para manter a patente do detalhe, obtida em 2008. O processo foi iniciado pelo próprio designer, em abril de 2011, após a grife Yves Saint Laurent produzir escarpins totalmente vermelhos, incluindo o solado, na coleção resort 2011.
Num primeiro momento, a corte de Nova York não condenou a YSL, manteve a permissão para que os modelos continuassem sendo vendidos e ainda questionou a validade da patente de Louboutin, afirmando que nenhuma marca deveria ter exclusividade sobre qualquer cor. Advogados de Christian Louboutin recorreram e conseguiram que a patente fosse mantida no país. A decisão deixa claro, no entanto, que qualquer marca pode fabricar e vender sapatos vermelhos e que a restrição de aplica apenas aos solados.
Em outro processo, Louboutin perdeu a ação para a Zara, desta vez na França. Foi decidido em última instância que não era possível confundir modelos da rede de fast-fashion com as criações do designer. Louboutin pagou indenização à Zara e ainda perdeu a patente na França, seu país-natal.