Jogador Roberto Carlos abre grife e passa em teste de moda
Foi no estilo bad boy "arrumadinho", com calça jeans dark blue, camisa com capuz, blaser preto e tênis branco, que o lateral-esquerdo Roberto Carlos, do time Fenerbahçe, da Turquia, apareceu no Buddah Bar, em São Paulo, para inaugurar a RC3, sua grife de moda masculina e feminina. Ele usou peças da própria marca, claro!
» Veja fotos do catálogo
» Chat: tecle sobre o assunto
Mas para saber se o jogador manda tão bem "na moda" quanto no futebol, especilaistas na área, a pedido do Terra, elaboraram perguntinhas básicas para avaliar a real afinidade de Roberto Carlos com o mundo das agulhas e saber se relamente ele bate um bolão:
Primeira pergunta: Jacques Dequequer, fotógrafo
Qual o evento de moda mais importante do Brasil?
Resposta correta: São Paulo Fashion Week
Resposta de Roberto Carlos: "São Paulo Fashion Week, não é?"
Segunda pergunta: Gloria Kalil, consultora de moda
Quando se fala em rede no futebol, vocës imaginam o gol. No mundo da moda, o que é rede?
Resposta correta: O nome rede pode ser associado com meia-calça e até mesmo acessório para cabelo.
Resposta de Roberto Carlos: "Para mim, é aquela meia-calça furadinha".
Terceira pergunta: Gianne Albertoni, modelo
Quando você vai a um evento, você respeita o dress code?
Resposta correta: A expressão quer dizer o traje solicitado.
Resposta de Roberto Carlos: "Tem alguma coisa a ver com camarim?" (ele pede para repetir a pergunta). "Ah, é o traje, né?".
Quarta pergunta: Gabriela Verri (filha do Dunga), recém-formada em Moda
Já que você mora fora poderia antecipar as tendências de cor para o próximo verão 2010?
Resposta correta: Cores fortes e cítricas como azul turquesa, rosa, amarelo e verde.
Resposta de Roberto Carlos: "Amarelo e estampas".
Quinta pergunta: Jefferson Kulig, estilista
Quais serão as texturas que você usará em sua coleção?
Resposta correta: Tecidos como chiffon, seda, tweed e veludo ganham efeitos de texturas, que também remetem ao granito na linha concept design (o que caracteriza sua coleção).
Resposta de Roberto Carlos: ele olha para o estilista da sua grife e dá de ombros. Depois de alguns segundos, justifica: "Eu vi tanta roupa!"
Sexta pergunta: Ana Maria Braga, apresentadora e amiga do jogador
A moda outono lá fora já aconteceu. Ele poderia dizer o que estourou lá que será moda aqui?
Resposta correta: (ele poderia indicar qualquer forte tendência como o xadrez, alfaiataria, inspiração na década de 80, aplicação etc)
Resposta de Roberto Carlos: ele olha para o estilista e arrisca: "O xadrez?".
Total de acertos: 4,5 (ele acertou meia pergunta na questão 4).
Pode-se dizer que caso o jogador queira aposentar as chuteiras, com um pouco mais de treino, o craque Roberto Carlos tem chances ficar "no banco" do próximo evento de moda.
De jogador a empresário da moda
Quem pensa que todo jogador é avesso ao universo da moda, engana-se. Pelo menos o craque Roberto Carlos mostra se preocupar até mesmo com detalhes como o seu par de brincos e anel em strass. As cinco tatuagens espalhadas pelo corpo e um cavanhaque ralo também confirmam o look despojado do moço, que afirma gostar de se vestir bem.
O novo negócio traduz seu interesse pela universo fashion e o desejo de inovar a imagem dos jogadores de futebol. "Gosto demais de moda e também acho importante mudar um pouco. Os jogadores sempre investem nas mesmas coisas, queria fazer algo diferente",explica Roberto Carlos.
Mas as coleções são algo que passam apenas por sua aprovação final. Ele não participa da linha de desenvolvimento e nem palpita em nada. As peças, vendidas em multimarcas e no shoowroom, que será aberto no bairro do Itaim, em São Paulo, são criações dos designers Christian Salvanha e Fátima Favero.
A inspiração em trajes esportivos só aparece em peças de moleton com corte de alfaiataria. Na verdade, o uniforme de futebol passa bem longe das coleções. "A aposta está em roupas bem trabalhadas. TEmos a linha concep design com enfoque na arquitetura, com muito xadrez, acabamentos militares e a outra com tendência folk, que mistura culturas diferenciadas, trazendo tonalidades fortes e uma variedade de texturas", diz Salvanha.