Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Luiz Fux usa peruca? Cabelo do ministro do STF vira assunto nas redes sociais

Fios volumosos no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus nesta 4af geraram dúvidas; especialista analisa

10 set 2025 - 16h47
(atualizado às 23h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Cabelo de Luiz Fux vira assunto nas redes sociais
Cabelo de Luiz Fux vira assunto nas redes sociais
Foto: Reprodução

O ministro Luiz Fux, de 72 anos, da Primeira Turma do STF (Supremo tribunal Federal), foi o terceiro magistrado a apresentar seu voto no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado, nesta quarta-feira, 10. Ele virou assunto não só por votar pela anulação do julgamento, mas também por seu cabelo volumoso grisalho, que gerou comentários, memes e até dúvidas: é real, implante, prótese ou peruca?

Guto Magalhães, especialista em prótese capilar masculina, diz que não é possível afirmar se ele faz uso ou se seu cabelo é natural. O especialista explica que a peruca é uma peça pronta, geralmente feita de material sintético, que cobre a cabeça inteira de uma vez só. "Por isso, quase nunca parece natural. Fica artificial, desconfortável e, muitas vezes, com aquele aspecto caricato que a gente associa a fantasia. Já a prótese capilar é outra história. É feita com cabelo 100% humano e aplicada numa base superfininha, colada com adesivos e produtos hipoalergênicos de qualidade". 

Isso faz com que a prótese se integre ao couro cabeludo de um jeito imperceptível, permitindo corte, coloração e cuidados como qualquer cabelo normal. "O resultado é naturalidade, autoestima e liberdade para quem usa", diz.

Guto ressalta que prótese não é peruca. "Uma representa tecnologia e naturalidade; a outra, um recurso do passado, artificial e limitado. Confundir as duas é não reconhecer o quanto essa área evoluiu e como tem mudado a vida de tanta gente", complementa.

Existe ainda um detalhe que gera muita especulação: a densidade dos fios. Quem tem muito cabelo — especialmente cabelo branco — quase nunca apresenta tanta quantidade e uniformidade. "Já a prótese, para garantir mais durabilidade, é feita justamente com bastante densidade de cabelo. Isso leva muitos a desconfiar ou julgar se alguém usa ou não. Mas, na maioria das vezes, essa percepção vem da comparação entre um processo moderno e o que seria o padrão natural do envelhecimento dos fios", diz.

Por fim,Guto diz que a discussão não deve ser sobre nomes ou suposições, mas sobre informação. "A estética evoluiu, e a prótese capilar hoje é sinônimo de confiança, naturalidade e dignidade para quem decide usá-la", completa.

"Considerando tudo o que foi dito, as diferenças técnicas de uma peruca, de uma prótese e de um cabelo tradicional, não conseguimos afirmar se o ministro Fux utiliza uma prótese capilar, ou se ele tem uma enorme densidade de cabelo, fazendo alusão à utilização de uma prótese capilar", conclui.

Memes e dúvidas

Durante a leitura do voto pela anulação do processo, internautas fizeram comentários bem-humorados sobre o visual do magistrado. "O voto de Fux está demorando tanto que até os fios de cabelo da peruca ficam brancos", brincou um internauta.

Teve gente também que não perdeu tempo em fazer piada com a falta de cabelo de Alexandre de Moraes e o excesso de fios de Fux.

Alguns usuários resgataram a cena clássica de um vídeo viral em que Maísa puxa o cabelo de Silvio Santos e grita “É peruca! É peruca!”, comparando com o cabelo do magistrado. Há quem fique na dúvida pelos fios aparentemente saudáveis: "Aquela cabeleira do Fux é peruca mesmo? Me parece muito real", questionou uma internauta.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade