PUBLICIDADE

Entenda a diferença entre pó compacto e pó solto e qual deve ser usado para selar a maquiagem

Na última semana, a influenciadora Boca Rosa defendeu o uso do pó compacto enquanto Mari Maria disse preferir o pó solto

28 mai 2024 - 18h11
(atualizado às 18h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante a última semana, a influenciadora digital Bianca Andrade - também conhecida como Boca Rosa -causou polêmica no mundo da maquiagem após postar um vídeo em seu Instagram defendendo o uso de pó compacto, produto que caiu em desuso após a popularização do pó solto.

Pó solto.
Pó solto.
Foto: Divulgação | Océane / Estadão

"Quem começou com essa história de trocar o pó compacto pelo pó solto? Foi um homem? Deve ter sido um homem", disse.

Em seguida, Mari Maria, que também é influenciadora digital e dona da Mari Maria Makeup, postou um vídeo enaltecendo o uso de pó solto, usando como exemplo, o de sua marca de maquiagem.

"Será mesmo que foi um homem que criou o pó solto", questionou. Internautas viram a publicação como uma indireta a Bianca Andrade, que aproveitou para responder à influenciadora. "

Adorei o conteúdo. Só uma observação: a prensa feita no Brasil também é muito boa! Mercado brasileiro de cosmético tem dado aula. Nós fazemos parte disso".

As duas são figuras importantes no mundo de maquiagens nacionais, o que levantou o questionamento. Qual deve ser a escolha, pó compacto ou pó solto?

Qual a função do pó solto?

Assim como o pó compacto, o pó solto serve para selar a maquiagem, fixar os produtos cremosos aplicados no rosto antes dele e amenizar o excesso de brilho no rosto. Mas, além do convencional, existe a técnica do baking.

Ana Zenha, maquiadora autônoma, explicou a maneira certa de utilizar o pó solto nesse caso. "Você deixa uma quantidade maior desse produto acumulado em uma região por um certo tempo. A pele vai absorvendo o produto na região e quando você 'varre' a pele, removendo o excesso, a área fica mais iluminada".

Ela ainda ressaltou que para essa técnica dar certo, é necessário usar um pó com uma cor abaixo do tom que seria usado normalmente. "A técnica de baking é usada em um jogo de luz e sombra, normalmente funciona muito em fotografia, em flash, que você fica com aquela pele bem contornada, bem iluminada."

Pó compacto.
Pó compacto.
Foto: Divulgação | Linha Bruna Tavares / Estadão

Qual a diferença do pó compacto para o pó solto?

As maiores diferenças entre os dois tipos de produto são a entrega de textura e cobertura. Diferentemente do pó solto, o pó compacto é prensado, o que faz com que o item tenha mais carga de pigmento e seja mais grosso.

O pó compacto pode ser um grande aliado para quem deseja uma pele pesada. Além de deixar a maquiagem matte, o pigmento prensado pode cobrir imperfeições que passaram ilesas na preparação de pele.

"Você não controla a quantidade que você pega. Já o pó solto tem maior controle, porque você está vendo lá o grãozinho, ele é completamente solto, isso faz com que ele seja também mais fino", explicou a maquiadora.

Para uma pele mais natural e iluminada, o pó solto é a aposta certa. A textura fina do produto permite que ele se misture perfeitamente com os outros produtos e também minimiza os poros em evidência.

Qual o melhor pó para selar a pele?

Ana Zenha recomenda que a maquiagem seja selada com o pó solto. "Ele é mais fino, então vai deixar a pele fina, não vai deixar a pele grossa, não vai pesar a pele, e ele não adiciona cobertura, então ele também não vai alterar a cor de nada do que você aplicou", disse.

A maquiadora explicou que o uso de pó compacto pode adicionar cor e textura na maquiagem. "Quando a pele está toda molhada de líquidos e cremosos, todo o pó que você pressionar naquela região, a pele vai tentar absorver, então se você vier selando com o pó compacto, a pele vai tentar absorver".

"A pele vai craquelar e ressecar", finalizou. Na opinião dela, a opção compacta deve ser usada para finalizar a maquiagem após selar a pele com o pó solto.

*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade