PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Apraxia de fala: entenda condição do filho de Wanessa Camargo

Transtorno neurológico que interfere na reprodução de sons da fala ainda é pouco conhecido no Brasil

28 abr 2024 - 14h00
Compartilhar
Exibir comentários

Enquanto estava confinada no BBB 24, a cantora Wanessa Camargo abriu o coração e revelou que o seu filho mais novo, João Francisco, de 10 anos, tem Apraxia de Fala na Infância (AFI).

Filho de Wanessa Camargo sofre de apraxia de fala
Filho de Wanessa Camargo sofre de apraxia de fala
Foto: Reprodução / Instagram / @wanessa / Alto Astral

A condição do filho da artista com o empresário Marcus Buaiz é um transtorno neurológico, pouco conhecido até entre a classe médica no Brasil, que acomete a reprodução dos sons da fala e afeta 2 em cada mil crianças no país.

"O meu filho mais novo só falou após os três anos. Ele tem apraxia de fala", disse a cantora, em conversa com os outros brothers na última edição do reality, que acabou no último dia 16 deste mês. 

A fonoaudióloga infantil Elisabete Giusti, conselheira técnica da Associação Brasileira de Apraxia da Infância (ABRAPRAXIA), explica que os pais devem ficar atentos no caso de a criança apresentar atraso e/ou dificuldades para desenvolver a fala.

"A apraxia atinge o planejamento e a programação das sequências de movimentos necessários para produzir a fala, pois o cérebro não envia os comandos adequados para os articuladores, dificultando a produção das palavras. É uma alteração funcional e que nem sempre é detectada em exames para o estudo do cérebro, como ressonância e tomografia", explica a especialista. 

A Associação Brasileira da Apraxia da Fala na Infância (ABRAPRAXIA) promove ações que possibilitem às crianças com este diagnóstico alcançar seu melhor potencial. A associação conta com mais de 70 mil seguidores no Instagram e já capacitou 23 mil pessoas, entre fonoaudiólogos, pais e familiares, além de oferecer cursos regulares sobre o transtorno.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico deve ser realizado por um fonoaudiólogo que possua experiência em transtornos de fala e de linguagem, incluindo os distúrbios motores de fala. Ele é responsável por avaliar, diagnosticar e determinar o melhor plano de tratamento. 

Além disso, de acordo com a profissional, o transtorno pode acontecer em conjunto com outras comorbidades. Por isso é fundamental que as crianças sejam acompanhadas por uma equipe multidisciplinar.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade