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Cálcio é importante para dentes e ossos da criança; entenda

18 mar 2014
07h30
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Para o desenvolvimento saudável, crianças e adolescentes precisam ingerir diversos tipos de minerais, entre eles, o cálcio. Seu consumo diário é importante para formar e manter dentes e ossos. “Aliás, 90% do mineral permanece justamente nessas estruturas rígidas. O restante está distribuído pelo corpo, para contrair e relaxar as fibras musculares”,  explica a nutricionista Daniela Cyrulin.

A ausência do cálcio pode causar, nas crianças, raquitismo e atraso no desenvolvimento motor. Na fase adulta, contribui para o surgimento da osteoporose – doença óssea caracterizada por baixa regeneração e/ou rápida degeneração óssea, gerando ossos pouco densos e frágeis.

Combine alimentos

Cerca de 70% do cálcio é fornecido pelo leite e seus derivados. Mas outras fontes desse mineral também precisam ser incluídas no cardápio diário. “Nossa alimentação deve conter também verduras verde-escuras, como o brócolis e a couve. Gergelim, amêndoa, nozes, ovo, marisco, feijão e outras leguminosas são alimentos fonte do nutriente”, afirma.

A nutricionista recomenda a ingestão de 800 mg/dia de cálcio para crianças de 4 a 8 anos, ou seja, duas xícaras de leite integral (250 ml), que fornece 580 mg do mineral, uma fatia de queijo branco (30 g), que contém 205 mg, e um colher de sopa de couve-manteiga refogada (124 mg).

Quem tem entre 9 e 14 anos deve ingerir diariamente 1300 mg do nutriente, o que significa um menu reforçado, que combine de três a cinco porções dos derivados lácteos.  

 

Cuidado com as combinações

Vale lembrar que alimentos fonte de ferro, como carnes, e aqueles fonte de cálcio, não devem ser consumidos juntos. Isso porque o cálcio interage negativamente, diminuindo a absorção do ferro. “Outro problema é o ácido oxálico, presente na beterraba, no espinafre e na acelga, que prejudica a capacidade do organismo para absorver o cálcio”, explica Daniela Cyrulin.

A cafeína, encontrada no café e em refrigerantes, também é prejudicial à absorção do mineral. Ela tem o poder de “sequestrar” o cálcio dos ossos. Mas o segredo continua sendo uma alimentação variada e equilibrada para manter o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. 

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Fonte: Qualitá
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