PUBLICIDADE

Açaí no café da manhã é uma boa estratégia? Nutróloga explica

O equilíbrio ajuda na hora de apreciar esse fruto com alto teor de energia

22 jun 2023 - 13h01
(atualizado às 21h07)
Compartilhar
Exibir comentários

A palavra açaí é de origem tupi "yasa'i" e significa "fruta que chora" "terra". Esse fruto de origem amazônica caiu no gosto da maioria da população brasileira, ou seja, é comum ver o açaí em todos os cantos do país. Ainda assim, o seu consumo ainda envolve alguns mitos, fato que deixa alguém receoso e, principalmente, para quem busca manter uma alimentação leve. Exemplo: açaí no café da manhã faz mal?

Açaí no café da manhã dá match!

"O açaí no café da manhã em si não é prejudicial quando consumido. Na verdade, o açaí é considerado um alimento nutritivo e saudável devido aos seus benefícios para a saúde. No entanto, importante considerar a forma de consumo e os acompanhamentos adicionados", afirma com exclusividade para o Sport Life a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

O açaí tornou-se reconhecido pela sua riqueza em antioxidantes, fibras, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis como ácidos graxos ômega 9 e ômega 6. Também entrega energia, promove a saúde cardiovascular, eleva a digestão e até mesmo ajuda no manejo de peso corporal.

O "x" da questão é quando alguém opta por consumir na forma de polpa em tigelas com "mix" de coberturas e acompanhamentos, exemplos: granola, mel, xarope de guaraná, amendoim, frutas, leite condensado e demais ingredientes calóricos e açucarados.

"Quando esses acompanhamentos, adicionados em grandes quantidades, há consumo excessivo de açúcares, que agregam mais calorias à polpa de açaí e podem levar ao ganho de peso, aumento do risco de diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde. Como a polpa de açaí tem baixa concentração de proteínas, se essa for a opção para o café da manhã, o ideal é combinar com uma fonte alimentar de maior concentração proteica, que preferencialmente forneça todos os aminoácidos essenciais", acrescenta a doutora Marcella.

Açaí combina em qualquer hora do dia

Não existe até aqui nenhuma constatação sobre uma possível restrição, isto é, a ingestão pode ser adaptada conforme as necessidades individuais desde que aconteça de forma criteriosa e que considere a composição geral da dieta.

"Pode ser uma opção de lanche saudável ou como uma sobremesa mais nutritiva durante o dia, sempre lembrando de controlar os acompanhamentos adicionados. Uma opção é fazer um smoothie de açaí, utilizando açaí congelado, água, leite vegetal ou iogurte, e adicionar frutas como banana, morango ou maçã", detalha a profissional.

Tem dúvidas sobre a relação de treinos com açaí? Veja no vídeo se é mais recomendado comer antes ou no pós treino:

Resumo sobre o que se deve comer e beber no café da manhã

O café da manhã saudável é aquele que contém alimentos nutritivos, que fornecem energia para que te sustentem ao longo da manhã. Dessa maneira, o seu cardápio no início do dia precisa de fontes de proteína, grãos integrais, frutas, vegetais e gorduras saudáveis.

"Além dos alimentos, é importante lembrar de se hidratar pela manhã. Beber água, chás ou sucos naturais sem adição de açúcar pode ajudar a manter-se hidratado", destaca Garcez.

Há algum problema de consumir açaí todos os dias?

"Tomar açaí todos os dias não necessariamente causará problemas sérios de saúde. O açaí é uma fonte natural de antioxidantes, fibras, gorduras saudáveis e vitaminas. No entanto, é importante considerar que ao consumir açaí regularmente pode aumentar o consumo de calorias e açúcares adicionados à dieta. Além do consumo excessivo poder desequilibrar a variedade alimentar. Pois é recomendável incluir uma variedade de frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis em sua dieta. Para garantir um hábito alimentar adequado", encerra a Dra. Marcella Garcez.

Açaí no café da manhã - Shutterstock
Açaí no café da manhã - Shutterstock
Foto: Sport Life
Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade