Abelhas são nomeadas a espécie mais importante do planeta Terra
Esses insetos caminham junto com a biodiversidade, pois a polinização é a responsável 75% das plantas com flores e 35% da produção de alimentos
Segundo o Earthwatch Institute, as abelhas são a espécie viva mais importante do planeta. Isso porque, sem elas, poderíamos não estar vivos. E se, para você, tal constatação parece exagero, abaixo, te contamos como esse serzinho tão pequeno é essencial para nossa existência.
Qual a importância das abelhas?
Esses insetos caminham junto com a biodiversidade, pois a polinização é a responsável 75% das plantas com flores e 35% da produção de alimentos. Sem as abelhas, frutas, hortaliças e oleaginosas, por exemplo, não existiriam - mais especificamente, 60% a 90% das plantações, segundo dados do Greenpeace. Ademais, se elas deixassem de existir, parte dos animais, que se alimentam de pasto e grãos, nao seriam mais encontrados na natureza. São, aproximadamente, 20 mil espécies, que vão além das polinizadoras. Porém, a má notícia é que elas estão em risco de extinção.
Como ajudar esses insetos?
Apesar disso, você pode fazer sua parte para ajudar. Primeiramente, não utilize pesticidas em seu jardim. Também cultive plantas bee-friendly, ou seja, que atraem esses bichinhos, tais quais manjericão, lavanda, coentro, tomilho e ora-pro-nobis. Outro fator que contribui é a compra de alimentos orgânicos.
Ver essa foto no Instagram
Extinção das abelhas pode causar o fim da humanidade
Muito além do mel, as abelhas desempenham um papel insubstituível na manutenção da vida. A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) lembra que a polinização sustenta a produção de mais de 75% das culturas do mundo, como frutas, legumes, nozes e sementes.
Além de assegurar alimentos de qualidade, como pólen, geléia real, própolis e cera, a apicultura é fonte de trabalho para milhares de famílias em todo o planeta, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). e leia a matéria completa.