Script = https://s1.trrsf.com/update-1750097109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

84 anos juntos: casal do Ceará entra no Guiness por casamento mais longo do mundo

Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo de mais de oito décadas, como a criação dos filhos em meio à escassez, eles nunca pensaram em se separar

10 jun 2025 - 15h32
Compartilhar
Exibir comentários
Casal do ceará recebe título de casamento mais longo do mundo
Casal do ceará recebe título de casamento mais longo do mundo
Foto: Reprodução / Bons Fluidos

Um casal do Ceará entrou para o Livro dos recordes, o Guiness Book, pelo casamento mais longo do mundo. Nestes 84 anos de convivência, passaram por muitas provas. O relacionamento de Manoel Angelim, de 105 anos, e Maria de Sousa, de 102 chamou a atenção da organização internacional LongeviQuest, especializada em mapear pessoas centenárias ao redor do mundo.

Casamento mais longo do mundo

O relacionamento teve início em 1937, quando Manoel, então com 17 anos, começou a cortejar Maria, que tinha 13. O pai da jovem permitiu o namoro, com uma condição: ele exigiu de Manoel a construção de uma casa para receber a futura esposa.

"Quando ele estava com a casinha já pronta, simples, de 1940, ele voltou lá e disse: 'Pronto, agora eu acredito que eu tenha permissão, porque agora eu tenho a casinha'", afirma Valéria Angelim Carneiro, neta do casal. Após cumprir a exigência, o casal oficializou a união em 1940, na Capela da Boa Ventura, dando início a uma convivência que ultrapassa oito décadas.

O casamento aconteceu em 20 de novembro de 1940, na Capela da Boa Ventura. Maria lembra com emoção da cerimônia: "O dia mais feliz da nossa vida foi aquele dia. Viemos a cavalo. Me vesti aqui, naquela casa ali. Não tinha carro, os acompanhantes também vieram a cavalo."

O recorde  foi confirmado por organizações especializadas em longevidade. Especialistas analisaram documentos civis, registros religiosos e identidades para validar a história. A verificação considerou não apenas a duração do matrimônio, mas também a vitalidade dos cônjuges, ambos ainda vivos em 2025. Por fim, esse reconhecimento levou Manoel Angelim e Maria de Sousa ao Guinness Book, consolidando o feito como o casamento mais duradouro já registrado.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade