PUBLICIDADE

4 mitos e verdades sobre alimentos e bebidas que amarelam os dentes

Descubra agora quem é o mocinho e quem é o vilão quando o assunto é deixar os dentes manchados

4 dez 2022 - 17h07
(atualizado em 5/12/2022 às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Alimentos amarelam dentes
Alimentos amarelam dentes
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Algumas comidas e bebidas, como o café e alguns molhos, têm a fama de deixar os dentes amarelos. Porém, nem sempre isso é verdade, viu? Até porque, não são apenas os alimentos: existem também outros fatores importantes para deixar o sorriso com esse aspecto que não agrada muita gente.

Então, afinal, é possível continuar desfrutando a vida com café, molhos e outros tipos de comidas e bebidas e, ao mesmo tempo, manter os dentes saudáveis? Veja a seguir um pouco mais sobre isso e entenda como prevenir o amarelamento:

1. Café amarela os dentes?

O cirurgião-dentista Dr. Andreas Koren aponta que beber café não amarela os dentes diretamente. No entanto, o consumo da bebida em uma temperatura muito alta pode causar esse aspecto amarelado e o envelhecimento dos dentes.

"Obviamente ninguém irá tomar café frio, mas, ao consumi-lo de forma correta, em uma temperatura agradável - e não fervendo - não é preciso abrir mão do saboroso cafezinho do dia a dia", explica o profissional.

O café não precisa ser um motivo de preocupação para os dentes –
O café não precisa ser um motivo de preocupação para os dentes –
Foto: Shutterstock / Alto Astral

2. E o vinho: mancha ou não?

Apesar da fama do vinho tinto, você sabia que o branco também pode causar manchas? Mas calma, não é o fim do mundo! A dica do Dr. Andreas é parar de ingerir a bebida pelo menos 30 minutos antes da higiene noturna dos dentes, além de sempre beber água junto. Isso faz com que os ácidos do vinho permaneçam menos tempo em contato com a superfície dentária.

3. Molhos: vilão ou não?

O curry, devido a sua pigmentação, pode causar manchas com o tempo, assim como os molhos de soja e tomate industrializados e o catchup, que também são ácidos e com forte coloração.

4. E os chás?

O verde, o preto e o mate são chás que podem escurecer os dentes. Isso porque também contêm os elementos que colaboram com isso, como ácidos, taninos e cromogêneos.

Outras causas

Os alimentos e bebidas não são as únicas causas dos dentes amarelados, viu? Fatores genéticos também influenciam na coloração, assim como doenças congênitas que causam problemas no esmalte dos dentes. Além disso, alterações endócrinas e hormonais da tireoide também podem influenciar.

Também é normal que, com a idade, os dentes amarelem, pois eles são submetidos a uma série de condições que provocam mudanças naturais durante a vida. E o uso de medicamentos em excesso também pode provocar o amarelamento dos dentes.

Prevenção

Prevenir as manchas de alimentos e bebidas é bem simples, já que os hábitos básicos de higiene oral são suficientes para isso. "Existem cremes dentais e bochechos disponíveis no mercado que bloqueiam ou minimizam a agressão ácida e dificultam que o sorriso manche. De uma forma geral, basta manter uma boa escovação, beber água e realizar a limpeza com o dentista periodicamente", aponta o Dr. Andreas. Caso o sorriso já esteja amarelado, o tratamento de clareamento dental correto pode resolver isso.

Fonte: Dr. Andreas Koren, cirurgião-dentista, sócio e diretor clínico da Signature Clínica Boutique.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade