PUBLICIDADE

10 mitos e verdades sobre usar secador e chapinha no cabelo

Você usa secador e chapinha nos fios com frequência? Então, é melhor conferir se tudo o que dizem por aí sobre o assunto é mesmo verídico

28 mar 2022 - 09h01
Compartilhar
Exibir comentários
Pode fazer chapinha no cabelo sujo? Descubra!
Pode fazer chapinha no cabelo sujo? Descubra!
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Seja no salão de beleza ou em casa, o secador e a chapinha são grandes aliados na hora de arrumar o cabelo. Tanto para secar, quanto para modelar e finalizar, essas ferramentas facilitam e muito os cuidados com os fios. 

Mas será que usá-las constantemente causa algum mal pras madeixas? Ou, então, será que elas podem mesmo ser usadas todos os dias? E quando o cabelo estiver sujo? Calma aí! Desmistificamos (e explicamos) essas e muitas outras questões com a ajuda da especialista Laiane Fuentes. Vem descobrir! 

10 mitos e verdades sobre o uso de secador e chapinha

1. Antes de usar o secador, é preciso secar os fios com a toalha

VERDADE! É importante retirar o excesso da água antes para garantir a saúde capilar. 

2. Chapinha em excesso causa danos às madeixas

VERDADE! O uso excessivo pode causar danos a médio ou longo prazo — dependendo da frequência —, pois proporciona um superaquecimento dos fios. 

3. Pode fazer chapinha no cabelo sujo

MITO! Não, não! Embora pareça um ato inofensivo, os resíduos de creme e oleosidade vão dar aquela sensação do fio "fritar" quando entrarem em contato com a chapinha. Evite!

4. O cabelo precisa estar seco para fazer chapinha

VERDADE! É essencial pré-secar o cabelo antes de iniciar o alisamento com a chapinha para evitar queimaduras nas mechas. Portanto, capriche no protetor térmico e seque bem com o secador antes de partir para a prancha, ok?

5. Usar secador no cabelo todos os dias o deixa sem brilho e ressecado

MITO! Diferente da chapinha, se você usar protetores e cuidados ideais antes (e durante) o uso do secador, poderá secar as madeixas todos os dias sem nenhum problema. 

6. A chapinha deve ser passada devagar para melhorar o alisamento

VERDADE! Ainda que a chapinha deva ser usada por um profissional, quando utilizá-la em casa, vale ter alguns cuidados, viu? Entre eles, passá-la devagar nas mechas. Além de melhorar o alisamento, também evita possíveis queimaduras nos fios. Cuidado, hein! 

7. Secador próximo do cabelo faz mal

VERDADE! Deixar o equipamento em temperaturas mais altas e muito próximo do cabelo pode, sim, danificar os fios. Para isso não acontecer, use protetor térmico e opte por secadores que tenham proteção com íon. 

8. Produtos termoativados são iguais aos protetores térmicos

MITO! São produtos diferentes e também têm funções distintas! O cosmético termoativado só será acionado sob o calor, enquanto o protetor protege o cabelo das temperaturas altas.  

9. Protetor térmico é essencial antes de usar as ferramentas

VERDADE! Responsável por fazer uma película de silicone que protege os fios, o protetor não deve ser deixado de lado! 

10. Pranchar as mechas úmidas acaba com a saúde dos fios

VERDADE! Além de ser muito perigoso, o hábito também prejudica a saúde capilar. Sempre seque o cabelo antes da chapinha. 

Fonte: Laiane Fuentes, proprietária da Fast Escova Mooca.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade