Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
NATAL

História de dia, badalação à noite

Localizada em posição estratégica em relação à África, Natal foi a mesa que reuniu o presidente americano Roosevelt e Getúlio Vargas em 28 de janeiro de 1943, data do acordo sobre a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial e a construção de uma base aérea americana no lugar que, anos depois, foi apelidado de Trampolim da Vitória.

A partir daí o progresso foi, vagarosamente, dando formas e prestígio à capital do Rio Grande do Norte. Até a música deve agradecimentos: os bailes que os militares americanos promoviam eram abertos a todos, "for all" - expressão que deu origem ao termo forró, o ritmo querido no Nordeste. Até hoje o bairro dos bailes - Rocas - guarda o melhor desse estilo.

Forte centenário - O próprio nascimento da cidade - que hoje tem cerca de 750 mil habitantes - também se deve à sua localização. Ela surgiu a partir do forte construído para proteger a costa do Nordeste e iniciar a conquista do Rio Grande conforme ordem do rei Felipe I de Portugal.

Em 6 de janeiro de 1598 a edificação foi concluída pelo padre português Gaspar de Samperes, e um ano depois recebeu o nome de Fortaleza dos Reis Magos.

A fortaleza, depois de inúmeras batalhas e acontecimentos que marcaram sua existência, ainda resiste naquela costa. Sua arquitetura em forma de estrela, suas paredes centenárias e passarelas pétreas constituem hoje um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ao lado da fortaleza está a Praia do Meio, com sua estátua de Iemanjá e, logo depois, a Praia dos Artistas, assim batizada pelo movimento de estrelas da música que se hospedavam no hotel em frente, quando se apresentavam em Natal. Subindo pela Praia dos Artistas, a Ladeira do Sol é um mirante de onde se observa toda a costa central.

Mais adiante fica a Avenida Câmara Cascudo, homenagem ao importante escritor e folclorista do País. É ali que se localiza a casa de Luís da Câmara Cascudo, de arquitetura clássica, tombada pelo Estado.

Entre outras relíquias conservadas na cidade estão duas igrejas construídas pelos portugueses em meados do século 17: a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação e a de Santo Antônio, ambas no centro.

No bairro de Petrópolis, o Centro de Turismo de Natal é o endereço para as compras. Foi construído em 1974 para ser um presídio, virou orfanato e hoje é um complexo de lojas com galeria de arte e restaurante com vista para o mar. Lá dentro, não deixe de apreciar a linda porcelana potiguar, e na galeria, as obras religiosas em madeira cumburana dos artistas Luzia Dantas e Ambrósio Córdoba.

Todos os ritmos - A noite de Natal conta com atrações para turistas agitados ou não. Bares e restaurantes existem aos montes. A maioria fica na Praia do Meio, no centro, e também em Ponta Negra.

Para saborear os frutos do mar fresquinhos e graúdos, um dos restaurantes mais recomendados é o Camarões, na Ponta Negra. O Bidoca, na Lagoa Nova, é uma boa opção para provar a culinária típica. Já o Bar Trampolim, na Praia do Meio, é uma boa pedida para petisco, cerveja e conversa. E para quem prefere música ao vivo, há o Praia Chopp, na Ponta Negra.

Entre as casas noturnas, a dica é o Zás Trás, no Tirol. Possui, em volta das mesas e do palco, uma série de lojas que vendem artesanato. Há shows de forró e de embolada, além de apresentação folclórica. Outra opção para dançar é o Chaplin, um bar-danceteria com cinco ambientes diferentes, onde há espaço para hits de rádio, música caribenha e tecno.

Leia mais:
» Genipabu, a terra dos dromedários
» Passeio de buggy é obrigatório para tradicionalistas
» Norte do Estado traz paisagens e emoções inesquecíveis
» Viagem para o sul é certeza de agito
» Mergulhe num paraíso submerso na Costa de Maracajaú
» Saiba mais

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade