Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
NATAL

Viagem para o sul é certeza de agito

Partir de Natal e seguir a Via Costeira e a Rota do Sol rumo ao litoral sul é ir ao encontro de curiosidades e agitação. Apesar de serem praias mais conhecidas, há boas surpresas pelo caminho.

A visita ao Cajueiro de Pirangi - o maior do mundo, com quase 85 mil metros quadrados - é um dever de turista. A árvore resulta de uma anomalia natural fitoteratológica, devidamente registrada no Guinness, o Livro dos Recordes. E não é difícil, numa passada de olhos, encontrar ali um sagüi pulando de galho em galho, em busca de comida.

Pirangi do Norte, a praia que dá nome ao cajueiro, é uma atração à parte. Localizada no município de Parnamirim (a 24 km de Natal), tem restaurantes convidativos e baratos. Lá o turista pode aproveitar para fazer um passeio aos Parrachos de Pirangi, onde se mergulha entre os recifes. No verão e no Carnaval, as praias do município são palco de grandes shows de forró e música baiana.

Terra da escritora - Em direção à Paraíba, chega-se ao modesto município de Nísia Floresta. O nome homenageia uma das mulheres que mais marcou o feminismo e a atividade intelectual no Nordeste. A poetisa e escritora chegou a ser expulsa pelos nativos por causa de suas idéias avançadas, e foi viver por muito tempo em outros Estados e em Paris, onde lançou vários livros. Após sua morte, o povo, arrependido, decidiu dar seu nome ao vilarejo onde nasceu.

A cidade de Nísia Floresta também se caracteriza pelo seu camarão: um dos melhores do Rio Grande do Norte. E é a terra de um dos últimos baobás que ainda restam no Brasil. De origem africana, essa árvore gigantesca tem 15 metros de diâmetro e mais de 100 anos de existência. Foi plantada em 1877.

Mais dez quilômetros ao sul e chega-se à Barra de Tabatinga. Além de a praia ser bonita e calma, pode-se avistar, de um mirante junto ao mar, o nado de golfinhos, nas primeiras horas do dia.

Para quem não conseguir ver os golfinhos do mirante de Barra de Tabatinga, logo adiante há outra chance. De três em três horas saem escunas e lanchas que acompanham o balé dos bichos em alto-mar. O porto de partida é a praia mais famosa do Rio Grande do Norte, a Pipa.

Praia do agito - Tibau do Sul é o nome do município do lugar mais badalado do litoral. Pipa tem inúmeros atrativos, até um Santuário Ecológico, situado no desvio da Rota do Sol para a Estrada da Pipa. O parque foi construído por um inglês, com a idéia de preservar um importante trecho da Mata Atlântica próximo do litoral. As trilhas levam até duas horas de percurso e têm o nome dos animais que circulam pelo local (trilha da cotia, do sagüi, do calango, da jibóia, etc.).

Mais alguns quilômetros e avista-se a Avenida Baía dos Golfinhos rua principal de Pipa. Essa estreita faixa asfaltada é um corredor de lojas de artesanato, bijuterias e roupas, além de reunir dezenas de barzinhos e restaurantes. Quem chegar lá de dia encontrará tudo fechado, com exceção de alguns restaurantes. Mas o bom desse enderenço acontece à noite. Essa avenida é o maior foco de agitação noturna do litoral sul, chegando a atrair jovens de Natal e até mesmo do Estado da Paraíba.

O trecho de acesso imediato do vilarejo à praia leva a um local de maior concentração de pescadores, onde as pedras não dificultam a passagem das barcarolas, mas tornam inviável o banho de mar. Mais ao norte, ao sopé das falésias de areia vermelha fica o trecho mais propício para quem quer curtir as águas mornas de Pipa.

Tibau do Sul é conhecida, aliás, pelas formações arenosas variadas que acompanham a costa, cujo principal recorte são as falésias. Delas, os artesãos locais extraem a areia colorida que forma belíssimas paisagens dentro de garrafões de vidro.

Se a intenção é seguir viagem ainda mais ao sul, Barra de Cunhau é parada obrigatória. Fica no município de Canguaretama, a 86 km de Natal, e marca os olhos do turista pelo seu firmamento - azul anil ao dia, vermelho caju ao entardecer e brilhante de estrelas à noite.

Também merecem destaque os imensos coqueirais que se espalham pela região. Uma dica é aproveitar os passeios de barco que saem da praia, desbravando os mangues da região.

Leia mais:
» Genipabu, a terra dos dromedários
» Passeio de buggy é obrigatório para tradicionalistas
» Norte do Estado traz paisagens e emoções inesquecíveis
» História de dia, badalação à noite
» Mergulhe num paraíso submerso na Costa de Maracajaú
» Saiba mais

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade