Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
MINAS GERAIS

Em 1897, nascia Belo Horizonte

Reprodução
Praça da Estação, 1930
Belo Horizonte foi oficialmente inaugurada em 1897, mas sua história remonta ao ano de 1701, quando o bandeirante João Leite da Silva Ortiz chegou à Serra de Congonhas em busca de ouro, encontrou uma bela paisagem e construiu a Fazenda do Cercado. Desde então, a região desenvolveu-se aglomerando viajantes e moradores de localidades próximas, transformando-se no povoado de Curral del Rei. Mais tarde, porém, as diversas regiões que constituíam o arraial foram se tornando autônomas, separando-se dele, e a economia local entrou em decadência.

Após a Proclamação da República, em 1889, foi anunciada a construção da nova capital de Minas Gerais, que se chamaria Belo Horizonte. Em 1891, o presidente do Estado, Augusto de Lima, formulou um decreto determinando a transferência da capital para um lugar que oferecesse condições precisas de higiene. O Governo Estadual criou um Comissão de Estudos para indicar, dentre cinco localidades, a mais adequada para a construção da nova cidade. O Congresso Mineiro, a quem cabia a decisão final, votou a favor de Belo Horizonte. Assim, a 17 de dezembro de 1893, a lei n.º 3 foi adicionada à Constituição Estadual, determinando que a nova sede do Governo fosse erguida em Belo Horizonte, chamando-se Cidade de Minas. Em 1897, nascia Belo Horizonte.

VEJA TAMBÉM:
» Belo Horizonte, a grande roça mineira
» Um giro pela cidade
» Natureza e história nos arredores de BH
» De Belo Horizonte para o mundo
» Boemia faz a fama da cidade
» Roteiro de compras passa por shoppings e feiras
» Saiba tudo sobre Belo Horizonte

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade