Turismo Inverno Serra Catarinense São Joaquim
 
Capa de Inverno
Serra Fluminense
Serra Gaúcha
Serra Paulista
Programação
Viagens no exterior
Escape do frio
Capa de Turismo
América
Brasil
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Previsão do Tempo
Serviços
Vídeos
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Serra Catarinense

São Joaquim: a cidade da neve

Leia mais
Serra Catarinense
  Introdução
  Urubici
  Atrações de Urubici
  Lages
  Atrações em Lages
  São Joaquim
  Atrações em São Joaquim
  Fotos: visita virtual às cidades

Serviços:
  Mais informações
  Rodoviárias e serviços
  Hotéis-fazenda
  Previsão do tempo: Lages
  Previsão do tempo: São Joaquim

 
Famosa nos noticiários nacionais por ser uma das cidades brasileiras "escolhidas" pela neve durante o inverno, São Joaquim é de fato, uma cidade fria. A temperatura média é de 18ºC no verão e no inverno, os termômetros atingem com facilidade os 5ºC. É justamente esta temperatura baixa e o solo fértil que tornaram a cidade uma das maiores produtoras de maçã do país.

A época da colheita da fruta começa em janeiro e se estende por dois ou três meses, oferecendo belíssimas paisagens. Entre os meses de abril e maio, a Festa Nacional da Maçã atrai milhares de turistas a São Joaquim.

O Parque Nacional da Maçã, onde a festa é realizada a cada dois anos, é também uma boa opção de passeio para quem visita a cidade fora deste período. É lá que acontece diariamente a maior feira de artesanatos do Planalto Serrano, a Exponeve. Já na saída da cidade, o Vale da Neve espera os que gostam do contato direto com a Natureza. O Parque Ecológico, que também dá nome a um restaurante-bar-café às margens da SC-438, é formado por 30 hectares de mata.

O local é impregnado de xaxins gigantes, com mais de 1 metro de altura, e conta ainda com cachoeiras e lagos. São 2.700 metros de trilhas que podem ser percorridas com o auxílio de um guia. Depois desta aventura, é hora de voltar para casa, em direção ao litoral. Mas não pense que o passeio acaba aí: cerca de 40 km depois, a Serra do Rio do Rastro espera você com uma paisagem deslumbrante.

A quase 1,5 mil metros de altitude a sensação é de estar diante de uma das maiores obras de arte da natureza. Como uma grande serpente, a Rodovia Irineu Bornhausen desce por 23 km, ligando o município de Bom Jardim da Serra a Lauro Muller. O ideal é sair com o céu bem claro, para tirar o máximo proveito da vista: a Serra Geral descortinando-se de montanha em montanha, formando esculturas sem igual.

Veja as atrações da cidade
Confira hotéis em São Joaquim
Veja a previsão do tempo na cidade



Redação Terra

Volta