Nenhum lugar do País faz tanto frio quanto no Morro da Igreja, bem no alto da Serra Geral, a 25km do centro da cidade. Em 1990, os termômetros registraram um recorde na região: 17ºC negativos.
A paisagem é deslumbrante. Indo do centro da cidade ao alto do morro, a 1.828m de altitude, tem-se a impressão de estar em alguma cidadezinha da Europa. Muitos morros, e muito, muito verde. As nuvens passam tão rasantes por ali, que não é raro encobrirem grande parte da visão da imensidão de morros ao redor.
A neve, a protagonista do inverno local, aparece pelo menos três vezes ao ano. E quando isso acontece, os poucos hotéis e pousadas da cidade não são suficientes para abrigar todos os turistas que chegam para conhecer o inverno mais frio do Brasil.
As pousadas são, na maioria, belas fazendas que cultivam costumes dos antigos tropeiros que por ali passavam transportando gado, a partir do final do século XVIII até meados do século passado. Passeios a cavalo, chimarrão, música e culinárias típicas - estes últimos próximos a uma boa lareira - são indispensáveis para quem quer conhecer de perto o verdadeiro sabor da vida no campo.
Outras atrações para os que querem levar belas imagens registradas, são as cascatas da região. No caminho para o Morro da Igreja, fique atento para a placa que indica a entrada para a Cascata Véu de Noiva, a 18 km do centro. Só os gados pastando à beira do caminho de terra que desce até o local, já garantem uma bela visão bucólica.
Depois de presenciar todas estas maravilhas, você vai entender o porquê da placa "Bem-vindo a Urubici, terra das belas paisagens", logo na entrada da cidade.
Veja as atrações da cidade
Confira hotéis em Urubici
Redação Terra