É impossível falar de Lages sem mencionar a Festa Nacional do Pinhão. O "berço do turismo rural" se transforma no mês de junho para abrigar o mais de 300 mil visitantes que chegam em busca de calor em forma diversão, música e muita comida típica.
A festa, que este ano começou no dia 15 de junho, durou onze dias e contou com shows nacionais, bailes, festivais da canção nativa, exposições de artes, apresentações de teatro e dança, gineteada, provas campeiras e concursos diversos.
Considerada o maior evento cultural do Cone Sul, a Festa do Pinhão tem sempre seu primeiro final de semana reservado para os Festivais de Música Nativista. Este ano foram realizadas a 2ª Sapecadinha da Canção Nativa, a 4ª Sapecada Regional da Canção Nativa e a 8ª Sapecada da Canção Nativa, que reúniram os melhores nomes da música nativista do Cone Sul.
Curiosamente, o nome Sapecada surgiu do ato rústico dos tropeiros em assar o pinhão no chão, utilizando grimpas de pinheiros. E por falar nele, não há como ir à Festa sem provar a típica paçoca de Pinhão. Sair de Lages sem experimentá-la, é como ir à Bahia e não comer acarajé.
Veja as atrações da cidade
Confira hotéis em Lages
Veja a previsão do tempo na cidade
Redação Terra