Turismo Especiais Diário de Viagem  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Diário de Viagem
JACOBINA

As mil cores do sertão

Henry Daniel Ajl
Preparando o doce de marmelo.
Leia mais
  Introdução

Jacobina
  A Travessia da Chapada Norte
  Terra de bandeirantes
  Protetores da Natureza
  Pérola do Agreste
  As mil cores do sertão
  Fotos: acompanhe a aventura

Veja também
  Mais Diário de Viagem
  Conheça Henry Daniel Ajl
 
Os amigos holandeses de Gaspar poderão provar uma das especialidades da culinária do entorno de Jacobina: o doce de Marmelo. Meu amigo de Amsterdã não perdeu a oportunidade de comprar dois "tijolos" da guloseima num dos típicos galpões-doceria espalhados pela região da Caatinga do Moura. É nesta área que o agreste revela-se verdadeiramente hostil à presença do Homem e onde o sertanejo deve reafirmar as palavras de Euclides da Cunha e ser “antes de tudo, um forte”.

Por toda parte, a caatinga domina, o mandacaru apontando para o céu como que culpando os deuses pela desolação. À medida que avançávamos sertão adentro, o panorama tornava-se monocromático, o matiz pastel do semi-árido dando o tom.

Mas o sertão voltaria a me surpreender. Em plena Caatinga do Moura, o Refúgio do Marmeleiro era uma profusão de cores mágicas, uma aquarela vibrante. Como que dando boas vindas aos viajantes, um magnífico flamboiant vermelho exibia-se despudorado. Ao seu lado, um ipê-amarelo cintilava.

Que prazer eu tinha em caminhar por entre umbuzeiros, cajueiros, mangueiras e limoeiros para tirar "do pé" o mais doce néctar do agreste! Um simplificado sistema de canais trazia água do estreito rio perene que corria pelo coração do vale, dando vida ao solo antes moribundo. No Refúgio do Marmeleiro descobri que o problema do Agreste é o Homem e não a Terra.

Henry Daniel Ajl
Henry contou com apoio de Havaianas e Timberland

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade