Turismo Especiais Diário de Viagem  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Diário de Viagem
JACOBINA

A Travessia da Chapada Norte

Henry Daniel Ajl
Cenário da travessia da Chapada Norte.
Leia mais
  Introdução

Jacobina
  A Travessia da Chapada Norte
  Terra de bandeirantes
  Protetores da Natureza
  Pérola do Agreste
  As mil cores do sertão
  Fotos: acompanhe a aventura

Veja também
  Mais Diário de Viagem
  Conheça Henry Daniel Ajl
 
O holândes Gaspar jamais se esquecerá de sua vinda ao Brasil. Em especial, do período de duas semanas em que esteve se aventurando pela região de Jacobina e Itaitú, em pleno sertão baiano.

Conheci o holandês num animado quarto de albergue em Salvador, na Bahia. Antes de me lançar à imensidão do agreste, decidi pesquisar junto aos turistas estrangeiros que se amontoam pelas ruas do Pelourinho o que eles sabiam sobre o sertão brasileiro. Não me surpreendi com a resposta: não conheciam nada. Absolutamente nada. Não podemos recriminá-los. Afinal, o que sabem os brasileiros sobre o sertão?

Gaspar, contudo, mostrou-se profundamente interessado pela pesquisa que eu planejava realizar no Nordeste. Movido, talvez, pela alma batávia que levara os holandeses a explorar os mais distantes pontos da Terra. Gaspar decidiu alterar os seus planos de viagem para me acompanhar pelas entranhas do agreste baiano. Partimos de ônibus de Salvador rumo à Jacobina, na desconhecida região da Chapada Norte.

Conhecida como a Cidade-Presépio, Jacobina esparrama-se pelas encostas de imponentes maciços rochosos. A cidade se destaca pela sua localização privilegiada em meio ao semi-árido e pela hospitalidade da sua gente.

Diferentemente do que acontece com a região meridional da Chapada Diamantina (região de Lençois, Mucugê, Andaraí), o Piemonte da Chapada, ao norte, é praticamente inexplorado e maravilhosamente selvagem.

Densas faixas de mata atlântica serpeiteiam por entre grandiosos chapadões, ocultando uma riquíssima biodiversidade. Inúmeras cachoeiras despencam do alto das serras talhando o relevo e formando piscinas naturais. Verdadeiro espetáculo no sertão.

Henry Daniel Ajl
Henry contou com apoio de Havaianas e Timberland

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade