Turismo Especiais Diário de Viagem  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Diário de Viagem
JACOBINA

Terra de bandeirantes

Henry Daniel Ajl
Panorama dos payayas, na Jacobina.
Leia mais
  Introdução

Jacobina
  A Travessia da Chapada Norte
  Terra de bandeirantes
  Protetores da Natureza
  Pérola do Agreste
  As mil cores do sertão
  Fotos: acompanhe a aventura

Veja também
  Mais Diário de Viagem
  Conheça Henry Daniel Ajl
 
Foi-se o tempo em que os índios Payayas habitavam, soberanos, os vales e as serras da Chapada Norte. A delicadeza "selvagem" dos silvícolas deu espaço à brutalidade do bandeirante, ávido pelo ouro que teimava em brilhar na batéia. Os jesuítas, embuídos de sua "missão civilizatória", procuraram catequizar o maior número possível de Payayas. Não conseguiram, contudo, evitar o extermínio desta etnia indígena.

Boa parte deste interessante capítulo da história do sertão baiano pode ser observada na Travessia da Chapada Norte, um espetacular – e desgastante – trekking pela crista das montanhas da Reserva Ecológica dos Bandeirantes.

O percurso de três dias inicia-se nas terras baixas da Reserva, avançando por uma exuberante região de mata atlântica salpicada de nascentes d´água. Na parte alta do maciço, a vegetação é rala e o frio intenso durante as madrugadas. Ao final da jornada, alcança-se as ruínas da histórica Igreja de São Miguel das Figuras, localizadas na encruzilhada de quatro munícipios sertanejos.

Henry Daniel Ajl
Henry contou com apoio de Havaianas e Timberland

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade