Vida e Saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  MEDICINA MODERNA
E quando a cirurgia é complicada?

Medo de cirurgia
» Introdução
» Anestesia
» O laser
» Novos métodos

Embora já estejamos, de certa forma, "acostumados" com a existência de cirurgias no coração, nos pulmões e em outras áreas vitais de nosso corpo (ou pelo menos no corpo dos outros), o cérebro e a coluna continuam sendo quase um tabu para quem tem medo de cirurgia. E não é para menos: qualquer erro, numa intervenção cirúrgica como essa, pode trazer conseqüências terríveis.

Mas é preciso que se diga que, no campo das cirurgias cerebrais, está havendo uma sensível mudança, entre elas o surgimento de um equipamento chamado Gamma Knife ("faca gama"), que já está disponível do Brasil. Este equipamento possibilita neurocirurgias de alta complexidade feitas com feixes de raios gama, sem qualquer incisão, reduzindo o risco para o paciente e até eliminando, algumas vezes, a anestesia geral. Assim, problemas como infecções, hemorragias, perda de líquor e reações adversas são praticamente inexistentes.

Segundo o cirurgião Miguel Canteras, "o aumento do uso desses equipamentos de deve à maior difusão, no Brasil, de métodos não-invasivos e dos benefícios para o paciente". No caso do Gamma Knife, as indicaçãoes são para cirurgias de câncer no cérebro, metástases, nevralgia do trigêmeo e algumas doenças que acometem as funções neurológicas”.

Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade