|
Como o HIV é transmitido pelo sexo?
A contaminação pelo HIV acontece quando uma mucosa entra em contato com secreções do corpo de uma pessoa contaminada. A forma mais comum de contato entre "mucosas e secreções" é justamente o sexo, quando a boca, a vagina, o ânus ou a própria glande do pênis entram em contato com fluídos sexuais - como esperma ou secreção vaginal, que podem carregar o HIV.
A única forma de se prevenir é usar a camisinha, que impede a troca de fluídos de qualquer espécie. É importante lembrar que outros métodos anticoncepcionais, como pílula, DIU e espermicidas não protegem contra aids, apenas impedem a gravidez. A única forma mesmo de se prevenir contra a doença é a camisinha.
O sexo anal é uma das práticas de maior risco, já que, além da troca de fluídos sexuais (como esperma), existe uma alta possibilidade de haver sangramento, já que a região do ânus é cheia de pequenos vasos sangüíneos que podem estourar e a própria pele que envolve o pênis é frágil, sendo facilmente vítima de lesões.
Se o sexo anal é uma das práticas de maior risco, isso não quer dizer que o sexo vaginal sem proteção com uma pessoa infectada seja "seguro". Este tipo de sexo também envolve troca de fluídos e vale lembrar que as secreções vaginais também carregam o vírus. No caso do sexo oral, embora ainda existam algumas dúvidas, a maioria dos médicos afirma que existe risco de transmissão, embora menor, e que nesta modalidade também é preciso se usar a camisinha.
Redação Terra
|