|
Se você quer saber quanto de exercício precisa fazer para se manter em forma ou pelo menos ter uma vida ativa, é preciso conhecer os três elementos fundamentais da atividade física: freqüência, intensidade e duração.
A freqüência equivale a quantas vezes por semana você pratica o exercício. De acordo com especialistas, se você quer se manter ativo e saudável, precisa se exercitar pelo menos cinco vezes por semana. Isto não quer dizer que você precisa jogar futebol ou correr todos estes dias, mas garantir que, em todos estes dias, você vai pelo menos andar um pouco à pé.
A intensidade é a quantidade de esforço que você tem que fazer ao se exercitar. Os exercícios podem ser divididos em intensos, médios e leves e a classificação deles depende de como está a sua capacidade física. Se você é um lutador de boxe profissional, levantar um peso de 10 kg é um exercício leve. Agora, se único esporte que você pratica é "levantamento de copos", levantar o mesmo peso pode ser considerado um exercício intenso.
Para a maioria das pessoas, de acordo com os médicos, exercícios entre leves e moderados são o suficiente para se manter um estilo de vida ativo. Dependendo de seu estilo de vida, conseguir andar meia hora por dia já pode ser mais que suficiente.
A duração equivale a quanto tempo por dia você precisa praticar o exercício para conseguir os benefícios de uma vida ativa. Nos últimos 20 anos, pesquisas têm indicado que, para pessoas normais, meia hora de exercícios por dia, cinco vezes por semana, é o bastante para evitar as doenças cardiovasculares e se manter saudável.
Meia hora pode parecer muito tempo, mas lembre-se que os exercícios para uma pessoa normal só precisam ser de leves a moderados - ou seja, você não precisa fazer meia hora de aeróbica por dia, mas simplesmente conseguir andar por meia hora por dia, cinco vezes por semana. E, o mais importante, não precisa esperar até segunda-feira para fazer isso.

Redação Terra
Volta
|
|

|