Preocupado com a segurança dos mais inexperientes, o ciclista Cleber Anderson resolveu fazer um guia com dicas para os adeptos do esporte.A primeira regra é usar os equipamentos básicos de segurança como capacete, luvas, sinalizador, farol e roupa adequada para que possibilite liberdade de movimentos.
No trânsito, a atenção tem de ser redobrada. Andar na contramão, por exemplo, é absolutamente proibido. O melhor é pedalar no mesmo sentido dos carros, evitando o choque frontal, considerado o pior de todos.
O ciclista deve tentar manter-se sempre à direita e ficar pelo menos a um metro de distância da calçada. Se precisar mudar de faixa, tem de ter a certeza de que está sendo visto pelos motoristas. Para isso, deve usar as mãos para sinalizar (esquerda, direita e parada).
Uma das manobras mais difíceis é virar à esquerda. Os ciclistas experientes recomendam a ida até a calçada e, se for preciso, atravessar como um pedestre, na faixa.
Outra regra de civilidade é jamais pedalar nas calçadas: em lugar de pedestre o ciclista deve comportar-se como um deles. As avenidas grandes devem ser evitadas e a velocidade não deve ultrapassar os 40 quilômetros por hora.