Vídeo de toalha cheia de formigas viraliza e levanta teorias: "Descobri minha diabetes assim"
Biólogos respondem o que pode ter causado ação dos insetos
Se você curte assistir vídeos no TikTok deve ter visto na sua For You uma publicação do criador de conteúdo Lucas Daniel Xavier, de 20 anos. Em sua conta na plataforma, ele compartilhou imagens de algo incomum: centenas de pequenas formigas invadiram a sua toalha e ele perguntou: “Gente, alguém sabe porque isso acontece sempre?”.
Nos comentários do vídeo, agora com mais de 3 milhões de visualizações, vários internautas tentaram adivinhar o motivo do fenômeno. Alguns brincaram com o assunto: “Porque você é um docinho”, escreveu uma. Outros já puxaram para um olhar mais espiritual. “Energia ruim atrai formiga… é grave, cuidado”.
Contudo, a maioria opinou que o comportamento incomum dos insetos esteja ligado a uma questão de saúde. “Descobri minha diabetes assim. Faz um exame”.
@lucasxavierof MANOOOO??? Kksksks #formiga #fyyyyyyyyyyyyyyyy ♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) - dice
Em meio a tantos comentários, a situação levantou a dúvida em Lucas. Em entrevista ao Terra, o rapaz, que costuma ir para o web para gravar vídeos de humor, ficou surpreso com a repercussão. “Tem um ano mais ou menos que isso está acontecendo, mas nunca prestei atenção. Até resolvi gravar um vídeo e postar e todo mundo começou a dizer que era diabetes, que sei lá o quê (sic.) e passei a ficar mais atento a isso”, contou. “Eu, inclusive, marquei uma consulta para saber se de fato é [diabetes]. Há uns seis meses fiz uns exames e não deu nada, mas sempre é bom estar fazendo”.
A situação chamou atenção de alguns biólogos da plataforma. O biólogo e professor de biologia Pido, bastante conhecido por esclarecer vídeos viralizados, tentou explicar que a ação das formigas não tinha nada a ver com saúde, mas, sim, com algo que “soltamos” todos os dias: células mortas.
“Quando todo o resto de pele, junto com sais minerais, começa a acumular na toalha e formar uma 'crosta', isso vira um 'banquete' para as formigas. Troque a toalha que isso não acontece”, disse em um dos seus vídeos.
Contudo, Lucas relata que a situação sempre acontece antes do banho e, no dia em que gravou o vídeo, a toalha havia acabado de ser lavada, aumentando as apostas para o que possa ser.
“Eu creio que seja um formigueiro no registro. Não descarto a ideia da diabete, devido ao meu histórico familiar, mas acho que possa ser isso”, comentou Lucas. “Durante a semana, vejo elas andando enfileiradinhas e entrando na cerâmica. Muitas pessoas comentaram que é sujeira, mas sou uma pessoa muito limpa (risos). Sempre troco toalhas duas vezes por semana, mas sempre acontece”.
De acordo com o biólogo e mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre, Guilherme Leandro Castro Corrêa, apesar da resposta de Lucas, as nossas células 'mortas' ainda são a melhor aposta para o que pode estar acontecendo.
“Infestações são relativamente comuns com frestas na parede, abrindo locais com umidade onde elas possam fazer ninhos com tranquilidade. Mesmo que ele troque [a toalha] constantemente - o que já ajuda bem (risos) - seguimos com células e sais ali na toalha”, explicou. “Eventualmente ele ou ela podem ter uma perda maior por descamação e elas já habituaram-se a saber que ali pode ter fonte de recurso para alimentarem os fungos no ninho. É factível. Porém, tudo na ciência é hipotético, mas o melhor caminho para explicar é isso”.