Terremoto de magnitude 6,5 é registrado no interior do Acre
Abalo sísmico foi registrado a uma profundidade de 628 quilômetros, segundo a Rede Sismográfica Brasileira
Um terremoto de magnitude 6,5 graus na escala Richter foi registrado no município de Tarauacá, no Acre, na noite deste sábado. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), foi notado às 18h31 a uma profundidade de 628 quilômetros.
Um terremoto de magnitude 6,5 graus na escala Richter foi registrado no município de Tarauacá, no noroeste do estado do Acre, perto da fronteira com o Peru, na noite deste sábado, 20. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o abalo sísmico foi notado às 18h31, a uma profundidade de 628 quilômetros. Não há registro de danos.
De acordo com a RSBR, a maioria dos eventos na fronteira do Brasil com o Peru ocorre devido à subducção - processo de afundamento de uma placa litosférica sob outra num limite convergente - da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana, portanto, tendem a ser profundos.
"A força do terremoto pode ter sido atenuada pela sua relativa grande profundidade abaixo da superfície. Foi um terremoto bastante profundo, com baixa probabilidade de danos", afirmou o órgão em uma postagem nas redes sociais.
A RSBR acrescentou que a magnitude exata, o epicentro e a profundidade do terremoto poderão ser revisados posteriormente, à medida que os sismólogos revisam os dados e refinam seus cálculos.
Até então, o tremor mais forte que havia acontecido no Brasil tinha sido de 6,2 graus em 1955, na região da Serra do Tombador, no Mato Grosso, de acordo com levantamento feito pela Folha de São Paulo.