PUBLICIDADE

TV chinesa defende poluição atmosférica: une mais a população

10 dez 2013 - 11h56
(atualizado às 12h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Nuvem de poluição cobre Hong Kong. As maiores metrópoles chinesas sofrem com a qualidade do ar
Nuvem de poluição cobre Hong Kong. As maiores metrópoles chinesas sofrem com a qualidade do ar
Foto: AFP

A televisão pública chinesa descreveu uma série de virtudes da poluição atmosférica que, na semana passada, afetou várias metrópoles do país, o que se converteu em motivo de críticas.

O canal CCTV postou em seu site um texto no qual considera que a espessa neblina poluente que envolveu durante vários dias Xangai e Pequim "proporcionou vantagens à nação e aos habitantes".

Dessa forma, a poluição atmosférica traz "esperanças de igualdade: vocês, os novos ricos, não podem fugir da neblina que nós, a plebe, respiramos", afirma o texto.

O ar irrespirável também "une mais" a população chinesa, já que as cidades e povoados sofrem juntos e os habitantes ficam "mais conscientes" da importância do desenvolvimento sustentável e se tornam "mais sábios" em termos de metereorologia e química.

Além disso, sempre de acordo com CCTV, os chineses ampliam seu senso de humor graças às inúmeras piadas feitas sobre a poluição.

O jornal Notícias de Pequim criticou a CCTV, assinalando que se trata da "habitual adulação dos órgãos de informais oficiais.

O jornal Global Times, estreitamente ligado ao Partido Comunista Chinês, deletou de sua página um artigo no qual explicava que a poluição era aliada da defesa nacional, já que dissimula possíveis alvos de disparos de mísseis.

O grave nível de poluição das cidades é um dos principais temas de descontentamento da população em relação ao governo, que consideram pouco preocupado em melhorar a situação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade