PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Onda de calor: São Paulo atinge máxima histórica de temperatura para o mês de março

Capital paulista registrou, nesta sexta-feira, 15, 34,3º C, a maior temperatura desde o começo das medições do Inmet, em 1943

15 mar 2024 - 19h46
(atualizado às 22h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A cidade de São Paulo atingiu a máxima histórica de temperatura nesta sexta-feira, registrando 34,3ºC, o maior valor para o terceiro mês do ano desde 1943.
São Paulo atinge máxima histórica de calor nesta sexta-feira, 15
São Paulo atinge máxima histórica de calor nesta sexta-feira, 15
Foto: CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO

A cidade de São Paulo atingiu, nesta sexta-feira, 15, a máxima histórica de temperatura, segundo apurado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital paulista registrou 34,3ºC que, de acordo com o Inmet, é o maior valor para o mês de março já registrado desde o começo das medições, em 1943. 

De acordo com o instituto, a alta temperatura é a mesma registrada na última quinta-feira, 14. A primeira vez que os termômetros atingiram a marca foi em 1º de março de 2012, até então o maior valor para o terceiro mês do ano desde que o Inmet passou a fazer as medições, na década de 1940. 

A alta nas temperaturas da capital paulista podem ser atribuídas à passagem de mais uma onda de calor, que acompanha a formação de um 'domo de calor', fenômeno formado no norte da Argentina e que avança sobre os Estados brasileiros. 

Alerta do Inmet para regiões sob 'grande perigo' devido a altas temperaturas e onda de calor
Alerta do Inmet para regiões sob 'grande perigo' devido a altas temperaturas e onda de calor
Foto: Divulgação/Inmet

Na última quinta-feira, inclusive, o Inmet emitiu um alerta vermelho, que significa 'grande perigo' à saúde humana, para os Estados da região Centro-Sul. São afetados, principalmente, partes de Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Nessas regiões, a previsão é de temperaturas 5º C acima da média até as 18h do próximo sábado, 16. O forte calor pode, ainda, trazer riscos à saúde humana, com a falta de formação de nuvens de chuva, pouca umidade relativa do ar e nebulosidade. 

Especialistas orientam que as pessoas busquem sombras, usem roupas frescas e mantenham a hidratação para diminuir os efeitos perigosos da onda de calor. Em caso de insolação e sintomas como tonturas e náuseas, a orientação é de acionar a Defesa Civil e buscar atendimento médico.

Confira os municípios mais quentes desta sexta-feira segundo o Inmet:

  • Paranaponema (PR): 39,3°C
  • Jardim (MS): 39,0°C
  • Valparaiso (SP): 38,9°C
  • Marechal Cândido Rondon (PR): 38,9°C
  • Dracena (SP): 38,8°C
  • Rancharia (SP): 38,7°C

'Domo de calor': o que é o fenômeno que se aproxima do sul do Brasil 'Domo de calor': o que é o fenômeno que se aproxima do sul do Brasil

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade