PUBLICIDADE

Clima do Futuro - Smart Cities

Evento aborda os impactos das mudanças climáticas nas cidades e explora formas de construir um futuro mais próspero e seguro!

20 jun 2024 - 16h51
Compartilhar
Exibir comentários

por Robson Miranda - Meteorologista Climatempo

Na terça-feira (18/06), aconteceu o evento "Clima do Futuro - Smart Cities", organizado pela Climatempo em parceria com o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT). O objetivo foi discutir os impactos das mudanças climáticas nas cidades e explorar formas de construir um futuro mais próspero e seguro, com foco na resiliência, adaptação e mitigação dos eventos climáticos extremos.

O presidente do PIT, Jeferson Cheriegate, foi o responsável pela abertura, onde destacou toda a infraestrutura e capacidade de inovação do parque tecnológico do interior paulista, que conta com mais de 400 entidades associadas. O evento foi mediado pelo meteorologista e executivo de vendas Robson Miranda, contando com a participação de cinco grandes profissionais. Eles destacaram que, para enfrentar o maior desafio atual da humanidade, é essencial a colaboração entre empresas, governo e comunidades.

Foto: Climatempo
Jeferson Cheriegate, presidente do PIT

Resumo de cada bloco

Pedro Regoto, meteorologista e gerente técnico da Climatempo, iniciou o evento contextualizando sobre eventos extremos. Ele explicou a diferença entre "tempo" e "clima" e apresentou o conceito de mudanças climáticas. Pedro enfatizou o perigoso caminho de aquecimento em que estamos e citou um estudo do Banco Mundial, que revela que as mudanças climáticas custam 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Além disso, o país gastou quase três vezes mais com prejuízos causados por eventos climáticos extremos do que com prevenção.

No segundo bloco, Marcelo Nunes, vice-presidente de negócios do PIT, abordou as estratégias e ações de empresas e governos diante dos eventos climáticos. Ele sublinhou que, para que as cidades obtenham a certificação de "Smart City", é necessário adotar planos e práticas em áreas como "Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas", "Mobilidade Sustentável" e "Planejamento Urbano Sustentável", entre outras.

Após um breve intervalo, Gilca Palma, diretora de produtos e inovação da Climatempo, destacou a importância dos dados meteorológicos para compreender o passado, o presente e o futuro do clima no planeta. Ela ressaltou que qualquer produto ou projeto voltado para demandas climáticas necessita de dados de qualidade sobre a área de interesse. Por isso, é fundamental a instalação de equipamentos como estações meteorológicas e radares em todo o território nacional.

Gilca também mencionou alguns projetos e relatórios da empresa, como estudos de caracterização climática para entender o clima passado e projeções climáticas para prever comportamentos futuros em relação a raios, chuva, vento, temperatura e tempo de retorno.

Foto: Climatempo
Gilca Palma, Diretora de Produtos e Inovação na Climatempo

No último bloco, foi demonstrado como os serviços de meteorologia auxiliam em operações práticas. Tamires Koga, coordenadora de segurança hídrica da Aegea, comentou como os estudos de caracterização e projeção climática têm ajudado a empresa a desenvolver ações preventivas para o futuro, especialmente para mitigar o risco de desabastecimento. Para ações presentes, a empresa utiliza o SMAC (Sistema de Monitoramento e Alertas da Climatempo), que envia alertas antecipados sobre chuvas fortes, raios e ventos intensos, facilitando a tomada de decisões.

José Benedito, coordenador da Defesa Civil de São José dos Campos/SP, relatou como a plataforma SMAC tem auxiliado o órgão no seu principal objetivo: salvar vidas! Os alertas antecipados permitem agir a tempo em áreas de risco, contribuindo para as ações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Sobre a Climatempo

A Climatempo, maior empresa de meteorologia da América Latina, fornece serviços meteorológicos personalizados e consultoria para diversos setores, como mineração, construção civil, saneamento, transporte e logística, energia e governo. Além dos alertas antecipados para raios, chuva forte e vento forte, a Climatempo desenvolve relatórios e projetos sobre deslizamento de massa, projeções climáticas e hídricas, monitoramento de paisagens via imagens de satélite, entre outros.

Para conhecer nossas soluções, entre em contato conosco: verticalinfra@climatempo.com.br.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade