COP30 começa hoje em Belém sem consenso sobre pauta inicial
Amazônia recebe pela 1ª vez uma cúpula climática da ONU
Começa nesta segunda-feira (10) a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém (PA), a primeira realizada na Amazônia, em meio a divergências sobre a temática a ser discutida no primeiro dia de atividades.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou ontem da Cúpula entre União Europeia e Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), na Colômbia, fará o discurso de abertura da conferência às 10h, na capital paraense, informou o Palácio do Planalto.
As dificuldades para determinar a pauta "sempre" acontecem nas COPs, e "a gente tem que negociar para ver os temas que realmente vão entrar e quais serão contemplados em assuntos que já estão na agenda", explicou a CEO do evento, Ana Toni, em entrevista à TV Globo.
Apesar das dificuldades, ela afirmou ter expectativa favorável em relação aos acordos que podem ser alcançados e ressaltou que uma das principais apostas do governo brasileiro é o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), lançado na semana passada, no âmbito da Cúpula do Clima.
Até o momento, o instrumento já arrecadou cerca de US$ 5 bilhões, e novos aportes, como o da Alemanha, devem ser anunciados durante a COP30, reforçando o compromisso internacional com a preservação das florestas tropicais.