PUBLICIDADE

Cidades do Rio não contam com plano para destinação do lixo

Levantamento feito pelo TCE aponta que 93% das cidades analisadas não prestam um bom serviço de coleta do lixo

3 jul 2013 - 09h44
(atualizado às 09h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Inspeção feita pelo Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) ao longo do ano passado mostra que a administração da coleta e destinação do lixo ainda é um problema no Estado. As 91 cidades visitadas não dispõem de um plano municipal de resíduos sólidos – sem essa diretriz, muitas prefeituras poderão ficar sem recursos para esta área a partir do ano que vem. A ausência dos plano também pode explicar o fato de cerca de 90% das cidades não terem um controle adequado do quanto recolhem de resíduos ou pagam pelos serviços prestados por empresas contratadas. As informações são do jornal O Globo.

O levantamento também apontou que 93% das cidades não prestam um bom serviço de coleta do lixo e não contam com um plano de gerenciamento de resíduos hospitalares. Os técnicos do TCE flagraram seringas, ampolas e embalagens de medicamentos misturados ao lixo residencial. A menos de um ano para o fim do prazo estabelecido pelo a extinção dos lixões, os técnicos concluíram também que 44 cidades (49%) ainda despejavam seus resíduos nessas áreas. "Algumas prefeituras sequer sabiam qual era a destinação do lixo que produziam", disse Marconi Brasil, que supervisionou as inspeções.O TCE já aprovou recomendação para que as prefeituras resolvam os problemas identificados.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/fim-dos-lixoes/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/fim-dos-lixoes/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade