Inmet emite alerta de tempestades e granizo no Sudeste, e chuvas intensas no Norte e Centro-Oeste
Maior parte do Brasil está em estado de alerta nos próximos dias
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de tempestade para o Sudeste e de chuvas intensas no Norte e Centro-Oeste do país, com mínimas e máximas variando de acordo com a localidade. O alerta laranja indica um nível de perigo significativo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de tempestade para o Sudeste e de chuvas intensas no Norte e Centro-Oeste do País nos próximos dias.
Segundo o instituto, no Rio de Janeiro, a sexta-feira terá pancadas de chuva e trovoadas à tarde e à noite. A temperatura máxima atingirá 30°C, enquanto a mínima será de 21°C. Em Belo Horizonte, há previsão de pancadas de chuva isoladas de manhã e à tarde, com enfraquecimento à noite.
Em São Paulo, devem ter pancadas de chuva isoladas o dia inteiro, com possibilidade de queda de granizo à tarde, mas sem alerta de tempestade. Os termômetros da capital paulista irão registrar temperaturas entre 25°C e 18°C.
Em Goiânia, no Centro-Oeste do país, há possibilidade de trovoadas nas partes da tarde e noite com alerta de tempestade. A máxima na cidade é de 32°C e a mínima é de 20°C. Brasília também está com previsão de chuvas intensas.
No norte do País, em Manaus, Palmas e Porto Velho, também há alerta de chuvas intensas, com previsão de pancadas de chuva isoladas ao longo do dia e possíveis trovoadas à tarde. Manaus e Palmas terão máximas de 32°C e 23°C, respectivamente, enquanto Porto Velho, os termômetros irão marcar 31°C e 25°C.
O que são os alertasdo Inmet?
O Inmet monitora eventos climáticos e emite alertas para a Defesa Civil Nacional e Estadual. O sistema de alerta do Inmet emprega uma escala composta por três níveis: amarelo, laranja e vermelho, cada um representando diferentes graus de perigo. O alerta laranja, o segundo na escala, indica um nível de perigo significativo, ficando entre o amarelo, que representa perigo potencial, e o vermelho, que sinaliza uma situação extrema de perigo.