Leclerc passa Verstappen três vezes e vence GP da Áustria de F1
Charles Leclerc, da Ferrari, volta a vencer após fazer três ultrapassagens sobre Verstappen na mesma corrida. Hamilton vai ao pódio
Charles Leclerc voltou a sorrir. Depois de uma sequência de sete corridas sem vitórias, finalmente o monegasco alcança o degrau mais alto do pódio. O triunfo no GP da Áustria veio em grande estilo, já que Leclerc largou em 2º e precisou superar Max Verstappen, da Red Bull, por três vezes na pista. Nas voltas finais, ele ainda precisou lidar com problemas no pedal do acelerador de seu carro.
Verstappen corria em casa e esperava a vitória depois de marcar a pole e a vitória na corrida sprint. Mas o 2º lugar ficou de bom tamanho. O bom ritmo da Ferrari indicava que a equipe italiana faria uma dobradinha, mas Carlos Sainz sofreu uma quebra de motor na parte final da prova e deixou o caminho livre para o holandês ser 2º.
Lewis Hamilton se aproveitou dos problemas de Sainz e de Sergio Perez, que rodou ainda na primeira volta, e chegou ao pódio pela terceira corrida consecutiva. A Mercedes pode comemorar também o 4º lugar de George Russell.
Confira como foi o GP da Áustria de Fórmula 1:
PRÉ-CORRIDA – Bottas não alinhou no grid por problemas em seu Alfa Romeo. Alonso, que teve problemas na sprint, partiu do último posto.
LARGADA – Verstappen sai bem e se mantem na liderança. A briga mais interessante nas primeiras curvas é entre Leclerc e Russell, pelo 3º lugar. Sainz se defende bem e Perez vê uma oportunidade de atacar Russell. Mercedes e Red Bull se tocam na curva 4, com Perez levando a pior e indo para a brita. O mexicano tem que voltar aos boxes e caiu para último, longe dos demais - como ele mesmo fez em Silverstone.
4/71 – Depois de muito brigarem na sprint, Hamilton e Schumacher se encontram novamente. Dessa vez, Mick passa Lewis para o 7º lugar.
7/71 – Leclerc entra na zona de abertura de DRS sobre Verstappen. Mais atrás, forma-se uma fila entre Russell, Ocon, Magnussen, Schumacher e Hamilton. Hamilton fala no rádio que tinha pouca velocidade de reta.
10/71 – Leclerc tenta o ataque a Verstappen nas curvas 3 e 4, mas o holandês se defende bem e mantem a ponta.
12/71 – Nova ofensiva de Leclerc. Dessa vez, ele mergulha por dentro na curva 4 e completa bela ultrapassagem. Russell para nos boxes para trocar o bico e pagar 5 segundos de penalização pelo toque em Perez.
13/71 – Verstappen tenta dar o troco em Leclerc, mas trava os pneus na freada. Ao fim da volta, a Red Bull surpreende e chama o holandês para os boxes para colocar pneus duros. Ele volta à pista em 7º.
15/71 – Hamilton pressiona Mick Schumacher, força o alemão ao erro e faz a ultrapassagem. Uma volta depois, ele despacha também Magnussen, subindo ao 4º lugar.
16/71 – Verstappen passa Schumacher sem dificuldades. Magnussen entra nos boxes.
17/71 – Verstappen chega em Hamilton. O inglês até consegue se defender duas vezes, mas vira presa fácil quando o holandês abre a asa.
22/71 – Alpine oriente Alonso a abrir caminho para Ocon, que vinha em estratégia diferente, Logo depois, o francês ultrapassa Zhou e Tsunoda, se valendo dos pneus mais novos.
25/71 – Uma briga nada menos que espetacular entre Zhou, Alonso, Magnussen, Norris e Schumacher. Alonso, de pneus gastos, fica para trás.
26/71 – Perez recolhe o carro e abandona. Leclerc faz sua parada conforme previsto e volta 6s atrás de Verstappen.
27/71 – Sainz também para nos boxes. Mick Schumacher ultrapassa Norris e vira 8º.
28/71 – Hamilton faz sua parada. A Mercedes faz o serviço em mais de 4 segundos. O pequeno atraso é suficiente para devolvê-lo à pista atrás de Ocon.
30/71 – Hamilton supera Ocon é passa a ser 3º. Russell passa Norris.
31/71 – Com todos tendo feito suas paradas, o top 10 era: Verstappen, Leclerc, Sainz, Hamilton, Ocon, Magnussen, Schumacher Norris, Russell e Ricciardo.
33/71 – Depois de uma sequência de boas voltas, Leclerc chega em Verstappen e reassume a ponta na curva 3.
34/71 – Mick Schumacher supera seu companheiro Kevin Magnussen e toma para si o 6º lugar. Norris e Gasly são penalizados em 5 segundos por exceder os limites de pista.
35/71 – Alonso é espremido por Tsunoda e sinaliza sua insatisfação com as mãos em direção ao japonês.
36/71 – Pressionado por Sainz, Verstappen para pela segunda vez e coloca um novo jogo de pneus duros. Ele volta à pista em 3º, 26 segundos atrás de Leclerc.
40/71 – Gasly toca em Vettel e faz o alemão rodar na curva 4. Como na sprint, o alemão foi para a brita, mas conseguiu voltar sem necessidade de safety car. Gasly, em dia ruim, tomou mais 5 segundos de penalização.
41/71 – Russell mais uma parada, colocando pneus duros já usados nos treinos. Enquanto isso, Norris ultrapassa Magnussen.
45/71 – Russell consegue ultrapassar Schumacher e Stroll. O canadense vem em estratégia diferente, com ainda sem parar nos boxes. Ele e Schumacher travam boa batalha, com Stroll resistindo bem.
48/71 – Mick finalmente consegue superar Stroll. Magnussen se aproveita e também supera o piloto da Aston Martin.
49/51 – Leclerc para nos boxes e coloca pneus duros, voltando atrás de Verstappen.
50/71 – Sainz fez o mesmo que o colega, voltando logo atrás.
52/71 – Hamilton para pela segunda vez, novamente em serviço lento. A contrários dos demais pilotos da frente, que optaram pelos pneus duros, a Mercedes fez a opção pelos médios.
53/71 – Leclerc chega em Verstappen e o ultrapassa pela terceira vez na corrida. O ferrarista tracionou melhor e deu um “x” na saída da curva 3.
55/71 – Russell passa Alonso para ser 6º.
57/71 – Sainz chega em Verstappen e arma o bote para a curva 4. No momento em que ele tenta a manobra, o motor Ferrari abre o bico. Fim de prova para o espanhol. Ele encosta seu carro numa agulha de saída. O carro começa a pegar fogo com Sainz ainda dentro. Em momento tenso, ele precisa sair às pressas do SF-75 em chamas. Safety car virtual.
58/71 – Leclerc e Verstappen param nos boxes ainda sob bandeira amarela. Os dois colocam pneus médios.
61/71 – Leclerc reporta à equipe que o pedal do acelerador está “estranho”.
65/71 – Com Leclerc ainda reclamando do acelerador, a Red Bull orienta Verstappen a apertar o ritmo.
71/71 – Leclerc aguenta mesmo com o problemas de acelerador e volta a vencer, sete corridas depois. Verstappen é 2º e Hamilton 3º.