Com pintura azul e rosa, Alpine F1 apresenta seu novo carro
Na esteira da chegada de um novo patrocinador, equipe adiciona rosa ao tradicional azul dos carros franceses
Oito das 10 equipes da Fórmula 1 apresentaram oficialmente seus carros para a temporada 2022. A Alfa Romeo deixou para revelar a pintura apenas no dia 27 de fevereiro, depois dos testes coletivos de Barcelona que acontecem ainda essa semana, mas já levou seu novo carro à pista e se deixou fotografar com pintura camuflada. Sendo assim, a única equipe que ainda guardava total segredo sobre seu novo carro era a Alpine. Mas isso se encerrou há pouco.
A equipe franco-inglesa revelou seu novo A522 em evento realizado na tarde dessa segunda-feira (21). A transmissão online contou com a participação do CEO do Grupo Renault, Luca di Meo, do CEO da Alpine, Laurent Rossi, além do recém-contratado chefe de equipe Otmar Szafnauer, vindo da Aston Martin. A Alpine passou por uma importante reformulação em seu quadro de lideranças nas últimas semanas, e escrevemos sobre o tema nesse artigo.
Ao volante do A522, seguem os mesmos pilotos de 2021, o veteraníssimo Fernando Alonso e Esteban Ocon. A dupla se mostrou bastante equilibrada ao longo do ano passado, com ambos pontuando de forma consistente. Ocon conquistou uma vitória, enquanto Alonso voltou ao pódio depois de longo jejum.
Cor nova
A primeira coisa que chama a atenção no novo carro é a pintura, bastante alterada em relação à de 2021. Agora, o azul tradicional da Alpine (que remete aos carros de corrida franceses do inicio do século XX), recebe a companhia do rosa. A nova coloração vem graças ao novo patrocinador máster da equipe, a BWT, que já havia pintado os carros da Force India/Racing Point da mesma cor entre 2017 e 2020.
Quanto ao carro em si, a Alpine revelou a versão pronta. Trata-se da única equipe a utilizar motores Renault, o que, em tese, permite uma abordagem diferente do que se viu até agora em carro com motores de outras marcas, especialmente na parte de arrefecimento e cobertura de motor.
A Alpine é mais uma do clube de equipes que tiveram desempenho razoável nos últimos anos e esperam tirar proveito do novo regulamento para dar um salto em termos de performance. Mesmo assim, a equipe não imagina que será capaz de brigar pela ponta já esse ano. A meta é ser uma candidata a vitórias e títulos no fim do atual regulamento, por volta de 2025. Até lá, o objetivo é crescer pouco a pouco e se consolidar cada vez mais no grupo da frente.
As cartas estão na mesa. Se a aposta irá se pagar, saberemos apenas com o carro colocado na pista contra seus rivais. A primeira parte dos testes de pré-temporada acontece entre os dias 23 e 25 de fevereiro, em Barcelona, enquanto a segunda metade será no Barein, entre 10 e 12 de março. O primeiro GP do ano será também no Barein, no dia 20 de março.