Teste: Toyota Etios Sedã X-Plus é um automático racional
O sedã está com o visual desatualizado, mas retribui com equipamentos de segurança, espaço interno e preço competitivo, além de automático
O Toyota Etios chegou ao mercado brasileiro em 2012 para se posicionar como carro de entrada da marca japonesa em duas opções de carroceria: hatch e sedã. O visual e o acabamento interno foram alvo de críticas no lançamento e o carro não conseguiu tem bom resultado nas vendas. Para reverter a situação, em 2016 o modelo foi reestilizado e passou a contar com novo padrão de acabamento e novos equipamentos.
Porém, com a chegada do “irmão” Toyota Yaris, a compra de um Etios começou a ficar injustificável, já que a faixa de preço era muito próxima e o novato era bem mais moderno. Pensando nisso, a Toyota reduziu o número de versões do Etios e o deixou com preço mais acessível.
Atualmente, o Toyota Etios Sedã está disponível em duas versões com câmbio automático, a X e a X-Plus. Avaliamos a versão de topo, a X-Plus, que é a mais completa da linha e custa R$ 66.390, aproximadamente R$ 3.600 reais a menos que a versão de entrada do Yaris Sedã, tabelada em R$ 69.990.
O visual é o principal ponto crítico do carro. As linhas são ultrapassadas e lembram carros do início da década passada. O painel de instrumentos digital Smart Screen full TFT é centralizado e nem todos gostam disso, mas é questão de costume e aceitação. O display é de fácil leitura e possui função Eco Wallet, que permite acesso a alguns recursos de comodidade ao motorista, como estimativa de gastos com combustível, por exemplo.
Por ser a versão mais cara, o sistema de som deveria ser melhor. Diferentemente do painel de instrumentos, o rádio apresenta grafismo simples e de difícil leitura em dias ensolarados. Não há tela sensível ao toque nem espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay.
Em termos de segurança, o Toyota Etios Sedã até que vai bem, considerando o segmento de sedãs compactos e a idade de projeto do modelo. No banco traseiro, além de Isofix, há cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes. Desde o março de 2018, todas as versões do sedã passaram a contar com assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e tração. Como resultado, no último teste do Latin NCAP, realizado em 2019, o carro atingiu quatro estrelas tanto na proteção para adultos quanto para crianças.
Item | Conceito |
Nota (1 a 5) |
---|---|---|
Desempenho | bom | 3 |
Consumo | muito bom | 4 |
Segurança | muito bom | 4 |
Conectividade | bom | 3 |
Conforto | bom | 3 |
Pacote de Série | bom | 3 |
Usabilidade | bom | 3 |
Veredicto | bom | 3,1 |
Equipado com motor 1.5 de 107 cv e transmissão automática de quatro velocidades, o Toyota Etios Sedã X-Plus é confortável para dirigir. A eficiente direção elétrica aliada ao bom conjunto de suspensões proporcionam boa relação entre conforto e estabilidade. Apesar de ter apenas quatro marchas, o câmbio se comporta bem no sedã. As trocas são suaves e o assistente de partida em rampa facilita as manobras em trechos mais íngremes. O nível de ruído interno é satisfatório para a categoria e só incomoda em situações de maior exigência do motor.
Uma das vantagens do terceiro volume não muito harmonioso com o restante da carroceria é a capacidade do porta-malas de 562 litros, uma das maiores do segmento. O espaço para as pernas no banco traseiro também é bom. O túnel central é pouco elevando, permitindo mais conforto para quem viaja no assento do meio.
No quesito ergonomia e conforto, esta versão topo de linha fica devendo ajuste de profundidade da coluna de direção, sensor de estacionamento traseiro e sistema de um toque para todos os vidros elétricos (somente o do motorista conta com a função - descida).
O Toyota Etios Sedã X-Plus é um dos carros automáticos mais baratos do país. A lista de equipamentos inclui itens como volante multifuncional, porta-luvas refrigerado, piloto automático, descansa-braço para o motorista, abertura interna do porta-malas, retrovisores com regulagem elétrica e rodas de liga leve aro 15.
O que é novo
- Em março de 2018, o Toyota Etios Sedã passou a contar com controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em todas as versões.
O que nós gostamos
- Espaço interno.
- Capacidade do porta-malas.
- Controles eletrônicos de tração e estabilidade.
- Assistente de partida em rampa.
- Função Eco Wallet.
- Porta-luvas refrigerado.
- Direção elétrica e conforto a bordo.
O que pode melhorar
- O visual é ultrapassado e mal resolvido.
- Não há airbags laterais nem de cortina.
- Pelo menos como opcional, o Toyota Etios Sedã deveria oferecer sistema de áudio touchscreen com Android Auto e Apple CarPlay.
- Algumas partes do acabamento são muito simples.
Os números
- Motor: 1.5 flex
- Potência máxima: 107 cv a 5.600 rpm (e)
- Torque máximo: 144 Nm 3.100 rpm (e)
- Câmbio: 4 marchas AT
- Comprimento: 4,369 m
- Largura: 1,695 m
- Altura: 1,510 m
- Entre-eixos: 2,550 m
- Peso: 965 kg
- Pneus: 185/60 R15
- Porta-malas: 562 litros
- Tanque: 45 litros
- 0-100 km/h: 12s0
- Vel. máxima: 186 km/h
- Consumo cidade: 12,2 km/l (g)
- Consumo estrada: 14,9 km/l (g)
- Emissão de CO2: 100 g/km
- Modelo avaliado: 2019