PUBLICIDADE

Startup de carros usados Kavak chega oficialmente ao Brasil

Fundada em 2016, startup mexicana Kavak investirá R$ 2,5 bilhões e quer se tornar líder em compra e venda de carros usados no Brasil

27 jul 2021 13h47
| atualizado às 13h49
ver comentários
Publicidade
Startup mexicana Kavak estreia no Brasil.
Startup mexicana Kavak estreia no Brasil.
Foto: Divulgação

De olho no mercado automotivo brasileiro, a startup mexicana de compra e venda de carros usados Kavak anunciou nesta terça-feira (27) o início oficial das operações da empresa no Brasil. Com um investimento inicial de R$ 2,5 bilhões, a Kavak tem planos de expansão global e aposta na tecnologia para se tornar a maior do país no segmento de carros usados.

O Brasil será o maior mercado da Kavak. "Estamos investindo dez vezes mais no Brasil do que em qualquer outro país devido ao tamanho do mercado e oferta local fragmentada”, afirma o CEO da Kavak no Brasil e um dos fundadores da startup, Roger Laughlin. Inicialmente, a empresa já conta com seis pontos de venda em São Paulo, e terá outros 20 até o fim do ano, além de um centro de recondicionamento em Barueri (SP).

O modelo de negócio no Brasil seguirá o mesmo do México. O proprietário de um carro com menos de 10 anos de fabricação e em boas condições pode vendê-lo para a Kavak, com orçamento feito em cerca de dois minutos pelo site da empresa. No momento de comprar um carro, a Kavak faz a vistoria de 240 itens e o estudo documental do veículo, e formaliza a proposta final. 

Kavak já conta com seis lojas em São Paulo.
Kavak já conta com seis lojas em São Paulo.
Foto: Divulgação

O negócio pode ser fechado de forma on-line e o cliente pode receber o pagamento ainda no mesmo dia. Uma vez comprado, a Kavak recondiciona o automóvel antes de colocá-lo à venda no site. Os clientes interessados em comprar um carro podem buscar os modelos disponíveis na plataforma da empresa, que também conta com serviços de financiamento. Além disso, a Kavak também oferece garantia de dois anos e documentação facilitada por um representante de cartório no próprio hub da empresa.

Caso o cliente se arrependa, a empresa também oferece trocas ou a devolução do valor integral pago pelo veículo em até sete dias -- mediante a entrega do carro nas condições da compra. “Até hoje, comprar um carro usado era um processo complicado e desanimador. Oferecemos um serviço simples, transparente, confiável e amigo do cliente”, acrescenta  Laughlin. Com isso, a Kavak espera superar a marca de 100 mil veículos comprados para compor inventário e 50 mil carros vendidos no mercado brasileiro até o final de 2022.

Todos os carros vendidos pela Kavak passam por recondicionamento.
Todos os carros vendidos pela Kavak passam por recondicionamento.
Foto: Divulgação

Fundada em 2016 no México, a Kavak é uma das cinco startups mais valiosas da América Latina, com valor de mercado de mais de 4 bilhões de dólares. A empresa também está presente na Argentina desde o ano passado. Em abril de 2021, quando captou um investimento de 485 milhões de dólares, a Kavak colocou em prática os planos de expansão da empresa para o Brasil.

No Brasil, as operações iniciais começaram há quatro meses, para a adaptação da plataforma ao mercado local. De acordo com a empresa, o país é o terceiro maior mercado de seminovos e usados do mundo, com cerca de 10 milhões de transações por ano no setor. Entre elas, 60% são feitas entre pessoas físicas. “É uma negociação informal e você nunca sabe se foi um bom negócio. Estamos preparados para revolucionar a relação do brasileiro com os seminovos e usados”, finaliza Laughlin.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade