PUBLICIDADE

Onix pode perder o título de campeão de vendas em 2021

Chevrolet Onix deixa de ser imbatível e tem liderança ameaçada pela picape Fiat Strada; heptacampeonato ficou mais difícil

6 mar 2021 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários
Chevrolet Onix: hexacampeão nacional de vendas, de 2015 a 2020. Conseguirá o hepta em 2021?
Chevrolet Onix: hexacampeão nacional de vendas, de 2015 a 2020. Conseguirá o hepta em 2021?
Foto: GM / Divulgação

Quem será o campeão nacional de vendas este ano? Pela primeira vez nos últimos seis anos, esta pergunta voltou a fazer sentido no Brasil. A pandemia de coronavírus modificou completamente o panorama na indústria automobilística. Por isso, o Chevrolet Onix encerrou o primeiro bimestre de 2021 com risco de perder o título para a picape Fiat Strada.

Pelas características do mercado brasileiro, dificilmente uma picape seria campeã nacional de vendas, como acontece nos Estados Unidos e já aconteceu várias vezes na Argentina. Entretanto, uma série de acontecimentos fez o Chevrolet Onix perder 40,7% das vendas em apenas um ano. Para piorar, a falta de peças começou a afetar a produção do Onix na fábrica da General Motors em Gravataí (RS).

Há apenas um ano, antes da pandemia, o Onix liderava o mercado com 35.115 carros. Sua liderança sobre o segundo colocado era folgada (17.271 unidades) e isso permitiu ao hatch da GM ser hexacampeão nacional de vendas, mesmo com as dificuldades geradas pela pandemia. No primeiro bimestre deste ano o Chevrolet Onix lidera com 20.835 vendas, mas apenas 2.225 carros à frente da Fiat Strada.

TOP 5 CARROS PRÉ E PÓS PANDEMIA
P. PRÉ
PANDEMIA
VENDAS
2020
  P. PÓS
PANDEMIA
VENDAS
2021
1 Chevrolet Onix 35.115   1 Chevrolet Onix 20.827
2 Chev. Onix Plus 17.844   2 Fiat Strada 18.602
3 Ford Ka 15.517   3 Hyundai HB20 15.653
4 Hyundai HB20 14.956   4 Chev. Onix Plus 13.640
5 Renault Kwid 12.552   5 Jeep Renegade 12.925

Segundo o Jornal do Carro, a redução no ritmo de produção do Onix pode durar até cinco meses. Esta semana, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, disse que a indústria global enfrenta problemas de fornecimento de semicondutores de fibra óptica. Esse material é utilizado nos chips dos sistemas eletrônicos. Quanto mais conectado é o carro, maior é seu problema.

Segundo a Bright Consulting, a maior parte das vendas do Chevrolet Onix está concentrada nas versões topo de linha. Da mesma forma, o Onix Joy (modelo da geração anterior) responde por menos de 10% das vendas. O Onix Joy continua sendo produzido normalmente em São Caetano do Sul (SP). O Onix é oferecido atualmente em nove versões.

  • Joy – R$ 58.290
  • 1.0 – R$ 60.790
  • 1.0 LT – R$ 62.690
  • 1.0 Turbo AT – R$ 65.390
  • 1.0 Turbo LT – R$ 68.190
  • 1.0 Turbo LT AT – R$ 73.690
  • 1.0 Turbo LTZ – R$ 71.590
  • 1.0 Turbo LTZ AT – R$ 77.090
  • 1.0 Turbo Premier – R$ 81.890

Hexacampeão nacional de vendas, o Chevrolet Onix tem se mostrado imbatível desde 2015. Mas, além das dificuldades na produção, o Onix enfrenta outro problema para conquistar o hepta: os hatches perderam relevância no mercado. Há um sentimento generalizado de que os hatches compactos ficaram muito caros. Nas versões de entrada, atingem um consumidor descapitalizado; nas versões topo de linha, atingem um consumidor que tem preferido SUVs compactos ou a nova Strada Cabine Dupla.

Nova Fiat Strada: três versões Cabine Dupla que têm atraído o interesse de donos de hatches.
Nova Fiat Strada: três versões Cabine Dupla que têm atraído o interesse de donos de hatches.
Foto: FCA / Divulgação

Como vimos acima, há um ano havia quatro hatches entre os cinco carros mais vendidos; agora, são apenas dois (o próprio Chevrolet Onix e o Hyundai HB20). Com ritmo surpreendente de vendas e roubando clientes de outros segmentos, a Fiat Strada tem três opções na configuração Cabine Dupla.

  • Endurance 1.4 - R$ 81.792
  • Freedom 1.3 - R$ 84.844
  • Volcano 1.3 - R$ 88.406
Hyundai HB20: preços competitivos e aguardando uma chance histórica para ser campeão nacional.
Hyundai HB20: preços competitivos e aguardando uma chance histórica para ser campeão nacional.
Foto: Hyundai / Divulgação

Embora seja mais cara do que o Onix, a nova Strada é também mais versátil. Ela carrega 844 litros de bagagem na caçamba, enquanto o porta-malas do Onix comporta apenas 275 litros. Segundo analistas do mercado ouvidos pela reportagem, os estoques ainda podem garantir a liderança do Onix em março, mas o ranking de abril já deve trazer reflexos negativos da paralisação na produção. Além do Chevrolet Onix e da Fiat Strada, outro carro que almeja o título de campeão nacional de vendas é o Hyundai HB20.

  • Sense 1.0 - R$ 55.990
  • Vision 1.0 - R$ 59.790
  • Evolution 1.0 - R$ 60.790
  • Diamond 1.0 - R$ 63.890
  • Diamond Plus 1.0 Turbo AT - R$ 81.990
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade