Novo Citroën C3 nacional vaza em imagens de miniatura
Novo Citroën C3 (projeto CC21) será lançado globalmente em 16 de setembro e inicia produção em Porto Real em dezembro
Fotos do novo Citroën C3 em miniatura vazaram na Índia e foram publicadas pela revista Autocar, cuja sede global fica na Inglaterra. A miniatura do novo C3 revela totalmente o design do projeto CC21, que nada mais é do que o Citroën C3 2022, que será fabricado em Porto Real (RJ) e também em Tiruvallur (Índia). O lançamento global acontece no dia 16 de setembro; a produção inicia em dezembro.
Conhecido também como C3 Sporty, o novo Citroën C3 tem duas missões distintas: na Índia, será o primeiro modelo de grande volume da marca; no Brasil, será o carro para levantar as vendas da Citroën. Trata-se do primeiro lançamento depois que a Citroën passou a ser administrada pela Stellantis (fusão da PSA com a FCA). Na Índia, a Citroën pretende começar a produção em 33 mil unidades e aumentar para 100 mil unidades/ano. No Brasil, a Citroën pretende chegar a 71 mil carros/ano (também para exportação).
O novo Citroën C3 será fabricado na plataforma modular CMP, a mesma do novo Peugeot 208. Mas, ao contrário do 208, o novo C3 será um SUV compacto. Ele já terá um concorrente dentro da própria Stellantis, o inédito Fiat Pulse (mas que não usa a plataforma CMP). É possível que o novo Citroën C3 seja posicionado um pouco abaixo do Fiat Pulse (o que seria uma novidade no mercado brasileiro).
Na Índia, o carro deve estrear com o motor 1.2 aspirado e terá opções de câmbio manual e automático. No Brasil, o novo Citroën C3 deve usar o motor 1.6 aspirado de 118 cv do Peugeot 208 e câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas. Seria uma surpresa se o carro já conseguisse estrear com o novo motor GSE 1.0 turbo que será fabricado na fábrica da Fiat em Betim (MG). A Stellantis disse que o prazo para essa adaptação seria de 18 meses, mas que iria tentar acelerar o processo.
Se conseguisse ser lançado já com o novo motor GSE, o Citroën C3 se tornaria um carro bastante competitivo no mercado, pois seria mais potente (entre 125 e 130 cv) e mais econômico. Outra surpresa seria o câmbio CVT. Uma coisa é certa: o novo C3 está sendo encarado pela Stellantis como o modelo que vai iniciar a virada da Citroën no mercado brasileiro. Por isso, algumas surpresas são esperadas.