PUBLICIDADE

Nissan vai lançar 23 novos carros eletrificados até 2030

Montadora japonesa anuncia novo plano de mobilidade e eletrificação Nissan Ambition 2030 e revela três carros conceito com design futurista

30 nov 2021 13h18
ver comentários
Publicidade
Nissan quer lançar 23 carros eletrificados até 2030
Nissan quer lançar 23 carros eletrificados até 2030
Foto: Nissan/Divulgação

A Nissan está cada vez mais focada em se tornar elétrica. A montadora japonesa revelou na última segunda-feira (29) o Nissan Ambition 2030, seu novo plano de mobilidade e eletrificação. Com o objetivo de se tornar neutra em emissões de carbono até 2050, a Nissan pretende lançar até 2030 pelo menos 23 novos modelos eletrificados, sendo 15 deles 100% elétricos. O plano também engloba os lançamentos da marca de luxo Infiniti.

"O papel das companhias de endereçar as necessidades da sociedade está cada vez mais relevante. Com a Nissan Ambition 2030, nós vamos conduzir a nova era da eletrificação, tecnologias avançadas para reduzir a pegada de carbono e buscar novas oportunidades de negócios. Nós queremos transformar a Nissan para nos tornarmos uma companhia sustentável, que é verdadeiramente necessária para os consumidores e a sociedade", afirma o CEO da Nissan, Makoto Uchida.

Nissan Max-Out
Nissan Max-Out
Foto: Nissan/Divulgação

Para acelerar a eletrificação da sua linha de veículos, a Nissan pretende investir 2 trilhões de ienes (cerca de R$ 99 bilhões) nos próximos cinco anos. Além dos carros elétricos, a montadora japonesa também apostará em novos modelos equipados com tecnologia e-POWER nos próximos 5 anos. Para 2026, a Nissan estima que seu mix de vendas eletrificadas nos principais mercados seja de mais de 75% das vendas na Europa, 55% no Japão e 40% na China. 

Para os EUA, a Nissan espera que 40% das vendas da marca sejam de carros elétricos até 2030. Representando o próximo passo do futuro eletrificado da Nissan, a companhia revelou três novos carros conceito. Dentre eles uma picape, um SUV e um chamativo conversível, que podem antecipar novidades que a montadora japonesa prepara para os próximos anos. 

Nissan Surf-Out
Nissan Surf-Out
Foto: Nissan/Divulgação

Além dos carros elétricos, a Nissan também revelou outros objetivos do plano Ambition 2030. Dentre eles, a montadora japonesa continuará a desenvolver suas tecnologias de baterias de íons de lítio e espera introduzir baterias livres de cobalto para reduzir o custo em 65% até 2028. No mesmo ano, a Nissan também pretende lançar veículos elétricos com baterias de estado sólido, que reduzirão o tempo de carregamento e o custo das baterias.

Para isso, a Nissan está construindo uma fábrica-piloto de baterias em Yokohama, que deve iniciar as operações em 2024. Ela ajudará a montadora japonesa a quase triplicar sua capacidade de produção global de baterias de 2026 (52 GWh) até 2030 (130 GWh). Outro foco da Nissan também é o desenvolvimento de tecnologias de assistência ao motorista e condução autônoma, como o recurso ProPILOT e o sistema LIDAR, que estará presente nos lançamentos da marca até 2030.

 

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade