Na hora da manutenção, não esqueça dos freios traseiros
Os freios traseiros não são tão solicitados quanto os dianteiros, mas são fundamentais para garantir a segurança no dia a dia
A maioria dos motoristas nem costuma dar muita atenção a eles, mas os freios traseiros são muito importantes para garantir não só a segurança nos trajetos diários, como também no equilíbrio do veículo nas frenagens.
Por isso, a Jurid, fabricante de componentes de freios, recomenda fazer a revisão para verificar o estado dos freios traseiros sempre que realizar a troca das pastilhas da parte dianteira.
Muito embora, sejam menos exigidos que os freios dianteiros, os traseiros também sofrem desgaste com o uso e é importante avaliar a necessidade de ajustes. A troca das pastilhas ocorre com maior frequência devido ao desgaste ser maior na hora das frenagens, por conta do deslocamento de peso do veículo.
Contudo, tambores e as sapatas localizados no conjunto de freios traseiro também perdem a eficiência com o tempo. Avaliar as condições dos componentes é a melhor forma de evitar o comprometimento das peças a ponto de afetar a atuação na hora necessária.
Quando houver dificuldade para acionar o freio de estacionamento e o mesmo estiver duro, frouxo ou apresentar deficiência para segurar o veículo, são sinais de problemas. Ajustes são importantes para mantê-lo em boas condições.
A revisão deve ser realizada sempre que existir algum sinal de comprometimento, bem como toda a vez que for efetuada a troca das pastilhas de freio.
As sapatas de freios têm a função de complementar o trabalho das pastilhas que são responsáveis por gerar o atrito necessário para que o veículo possa desacelerar até parar. As sapatas fazem parte do sistema de freio a tambor, enquanto as pastilhas estão presentes nos discos de freio.